livro 3 - GOLPES DA FAIXA AMARELA À AZUL
GOLPE ATRÁS, SEGURANDO COM UMA MÃO NO PESCOÇO
(QUALQUER MÃO)
OBS: OLHAR ANTES COM QUE MÃO O OPONENTE ESTÁ SEGURANDO
01 – Aplicar cutelada na lateral do corpo, entre o quadril e as costelas, do lado que o oponente está segurando e aplica novamente outra cutelada na lateral do pescoço do outro lado.
02 – Defende com o antebraço no braço que está segurando, anda para o lado, ficando de frente para o mesmo, forçando-o para o lado, você poderá aplicar com a outra mão: cutelada no pescoço, soco de martelinho na costela, cutelada com a parte superior da mão no saco escrotal, nós dos dedos dobrados na garganta, polegar em forma de martelo na têmpora, pancada com a mão aberta na ponta do maxilar.
03 – Chute para trás com a faca do pé atingindo o estômago.
04 – Gira o corpo para trás, colocando a perna do lado segurado, no meio das pernas do oponente, segure-o com a mão do mesmo lado, colocando-a na cintura, com a outra mão na ponta do maxilar, em um movimento único, puxar pela cintura e empurrar o maxilar, torce a coluna para trás. É necessário que o oponente esteja bem encostado ao nosso corpo.
GOLPE ATRÁS, SEGURANDO COM AS DUAS MÃOS NO OMBRO
01 – Em movimento sincronizado, agachar girando o quadril para o lado, segura a mão do oponente, colocando o polegar por cima nas costas da mão e os outros dedos por dentro, puxar a mão, deslocando do ombro, colocar a outra mão em cima e forçar para o lado, torcendo o pulso.
02 - Em movimento sincronizado, agachar girando o quadril para o lado, segura a mão do oponente, colocando o polegar por cima nas costas da mão e os outros dedos por dentro, puxar a mão, deslocando do ombro, segura com a outra mão no pulso do oponente com o antebraço fazendo uma chave, torce para o lado.
03 –
04 – Dar um passo para trás lateralmente, segura no pulso com uma e a outra mão na musculatura próxima ao cotovelo (APOUNEUOSE DO MÚSCULO BÍCEPS BRAQUIAL), forçando para o lado, entra com o pé para o outro lado, por entre o braço dando um passo à frente, postando-se atrás do oponente, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão que segura o pulso, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna e o cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.
05 – Colocar um pé para trás, direcionado ao centro das pernas do oponente, aplicar um soco para cima, acertando na ponta do maxilar.
GOLPE ATRÁS, SEGURANDO COM AS DUAS MÃOS NO MEIO DAS MANGAS
01 – Colocar uma perna atrás do oponente, flexiona-la deixando –a numa cama de gato, colocar o cotovelo no tórax dele e em um movimento circular e rápido, girar o corpo para trás, fazendo-o cair de costas ao solo, retornar do giro aplicando uma cutelada na garganta.
02 – Segurar com as duas mãos na parte baixa da calça e colocando uma das pernas atrás do oponente, flexioná-la deixando –a numa cama de gato, colocar o braço no corpo dele e em um movimento circular e rápido, girar o corpo para trás, fazendo-o cair de costas ao solo, retornar do giro aplicando uma cutelada na garganta.
03 – Elevar os braços, saindo com uma das pernas para o lado, dobrando o braço que ficou à frente de forma que o pulso do oponente fique preso na articulação do nosso braço, dê outro passo para trás com a outra perna, segura com a outra mão pelo lado de fora, escorregando a mão para o pulso, o pé fica nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
04 – Elevar os braços, saindo com uma das pernas para o lado, dobrando o braço que ficou à frente de forma que o pulso do oponente fique preso na articulação do nosso braço, dê outro passo para trás com a outra perna, coloca a outra mão pelo lado de fora em cima do tríceps, força o braço para baixo fazendo-o cair de peito no solo.
GOLPE ATRÁS, SEGURANDO COM AS DUAS MÃOS NO PULSO
01 – Força os braços para cima, retorna com velocidade e segura por baixo com o polegar nas costas da mão e os outros quatro dedos no polegar dele, tira a mão que estava segurada pelo oponente, gira o corpo para o lado, torce o pulso dele e aplicar no pescoço: cutelada, soco no queixo, martelinho na costela, nós de dedos na garganta e etc.
02 – Bate com um dos seus cotovelos na parte interna do pulso dele, com a outra mão segura pa parte de fora do outro punho, gire o corpo caindo na posição do cavalo com o braço dele encaixado na nossa axila, forçar para baixo quebrando e torcendo o braço dele.
03 - Bate com um dos seus cotovelos na parte interna do pulso dele, com a outra mão segura pa parte de fora do outro punho, gire o corpo caindo na posição do cavalo encaixando a faca da mão transversalmente encima do tríceps, força para baixo, fazendo-o cair de peito no chão.
04 – Ameaça pegar o pulso, eleva os braços, dê um passo para trás do oponente com o pé do lado que for entrar, segura o punho dele puxando-o e se colocando atrás do mesmo, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.
05 - Ameaça pegar o pulso, eleva os braços, dê um passo para trás do oponente com o pé do lado que for entrar, segura o punho dele, colocar a outra perna na frente das pernas dele, puxando-o de forma que cais de bruços no chão.
06 – Fazendo força, elevar os braços dobrando os cotovelos de forma que as nossas palmas das mãos fiquem voltadas para frente, em movimento rápido, força para trás como se o empurrasse e chutar com a faca do pé no estômago dele.
SEGURANDO NA FRENTE COM AS DUAS MÃOS NO OMBRO
01– Em um movimento com a lateral do punho, arrancar a mão que segura no ombro direito, aplicar todos os golpes de projeções.
02 - Em um movimento com a lateral do punho, arrancar a mão que segura no ombro esquerdo, aplicar todos os golpes da faixa branca.
03 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu ombro, força o cotovelo dele para baixo em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora no cotovelo dele, força escorregando a mão em direção ao punho, onde se deve segurar,, entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
04 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu ombro, força o cotovelo dele para baixo em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora no cotovelo dele, força escorregando a faca da mão em cima do tríceps, força para baixo, fazendo que cais de bruços no chão.
05 – Aplicar um soco para cima, batendo na ponta do maxilar, eleva o braço colocando o cotovelo sobre a articulação do cotovelo dele, forçar para baixo, gire seu corpo dando um passo para o lado, levar a mão espalmada em direção do tórax dele e a outra mão colocando-a na garganta, leve ao solo e mantenha-o preso.
SEGURANDO NA FRENTE COM AS DUAS MÃOS NO MEIO DA MANGA
01 – Proteger o rosto com um braço levantado a sua frente, aplicar todos os golpes de faixa branca.
02 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando no meio da manga, força o cotovelo dele para baixo em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora no cotovelo dele, força escorregando a mão em direção ao punho, onde se deve segurar,, entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
04 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu ombro, força o cotovelo dele para baixo em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora no cotovelo dele, força escorregando a faca da mão em cima do tríceps, força para baixo, fazendo que cais de bruços no chão.
SEGURANDO NA FRENTE COM AS DUAS MÃOS NO PULSO
01 – Forçar os pulsos para dentro, girar para fora e segura-los no prolongamento, torcendo-os, podemos aplicar os seguintes chutes: um chute com o peito do pé lateralmente; bate lateralmente com um pé e outro no ar na outra lateral; bate com a faca do pé no estômago, bate com as pontas dos dedos do pé no saco escrotal, com a perna retesada, sobe cortando rosto com a faca do pé, bater com o calcanhar na coxa.
02 – Força as mãos para os lados, volta girando os pulsos, segurando-os, um por dentro outro por fora, esticar o braço direito dele colocando o outro braço dele por baixo do braço direito, entra com o pé direito no centro das pernas dele, encaixar o braço direito dele em nosso ombro direito e aplicar golpe de projeção.
03 - Forçar as mãos para um lado, volta girando os pulsos, segurando-os, um por dentro outro por fora, entra com o pé direito na direita dele, girar o corpo com a outra perna, abaixar e fazer os braços dele passar por sobre nossa cabeça, indo posicionar-se ao lado dele, puxar os pulsos dele, fazendo-o cair de costas no chão.
04 - Forçar as mãos para um lado, volta girando os pulsos, segurando-os, um por dentro outro por fora, entra com o pé direito no centro das pernas dele, forçando-o a girar, ficando de costas com você, puxa-lo de forma que passe por cima, indo cair à nossa frente.
05 – Forçar uma mão para fora, gire-a e segure por dentro do pulso dele, entrar com o pé direito no centro das pernas dele, forçar a outra mão para baixo, tirando-a , flexionar as pernas, puxar o pulso dele, fazendo-o deitar-se sobre o nosso ombro, com a outra mão, colocar a faca da mesma na canela, elevar o indivíduo e joga-lo por cima (no Judô é conhecido pó Kataguruma).
OBS: tirando-se uma das mãos com um giro de pulso, podemos aplicar todos os golpes de pulso de faixa branca.
AGARRANDO NA FRENTE POR BAIXO DOS BRAÇOS
01 – Passar o braço por trás da cabeça do oponente, indo segurar no cabelo (topete), de forma que você possa puxar para trás, bate com os nós dos dedos da outra mão na epiglote.
02 – (de acordo apara onde ele estiver olhando), colocar o braço por trás da cabeça, segurando no cabelo ao lado da orelha, a outra mão, colocar na ponta do maxilar, torcer o pescoço para o lado, direcionando-o para o solo.
03 – Colocar as duas mãos na nuca do oponente e os polegares na fenda auricular (cavidade atrás da orelha), aplicar força entrando os dedos para deslocar o maxilar.
04 – Colocar as facas das duas mãos na base do nariz do oponente, colocar o calcanhar por trás de uma das pernas na articulação do joelho da perna que estiver mais próxima de você, em movimento conjunto, empurrar com as facas das mãos e puxar com o calcanhar na articulação do joelho, cair com a canela no saco escrotal, joelho no estômago dele e aplicar soco no queixo.
AGARRANDO NA FRENTE POR CIMA DOS BRAÇOS
01 – Tirar o corpo levemente para o lado e bater com a mão em jota no saco escrotal.
02 – Pisar com o calcanhar do pé em cima do peito do pé do oponente.
03 – Colocar os polegares na virilha do oponente, dar um passo atrás com uma das pernas, flexiona-las e empurrar a virilha, quando ele de deslocar de você, colocar as duas mãos nas costas dele, aplicar uma joelhada no estômago e colocar a mesma perna por trás da perna dele, forçar para o lado, derrubando-o de costas ao solo.
04 - Colocar os polegares na virilha do oponente, dar um passo atrás com uma das pernas, flexiona-las e empurrar a virilha, quando ele de deslocar de você, elevar os braços num movimento rápido, volta batendo com cuteladas nas costelas flutuantes.
AGARRANDO ATRÁS POR BAIXO DOS BRAÇOS
01 – Bater com o dedo médio em forma de martelinho nas costas da mão que estiver por cima, escorregar com a outra mão por entre as mãos dele e a outra mão por cima, fazendo a mão dele, ficar entre as nossas mãos, forçando com que o pulso dele fique de lado, forçar para baixo aplicando uma torção no pulso dele, tirar a mão dele, girar o corpo para o lado, segurar com as duas mãos no pulso dele, torcendo-o para baixo, chutar com o peito do pé no rosto do oponente.(há dois términos em chaves: passar uma perna por cima do braço dele e encaixar o braço entre as nossas pernas e torcer ou sentar em cima do oponente, cair de costas no chão e aplicar uma chave de solo, encaixando seu braço na nossa virilha e puxar).
02 - Bater com o dedo médio em forma de martelinho nas costas da mão que estiver por cima, escorregar com a outra mão por entre as mãos dele e a outra mão por cima, fazendo a mão dele, ficar entre as nossas mãos, forçando com que o pulso dele fique de lado, forçar para baixo aplicando uma torção no pulso dele, tirar a mão dele, girar o corpo para o lado, ficando na posição do cavalo, encaixando seu braço em nossa axila e forçar para baixo.
03 - Bater com o dedo médio em forma de martelinho nas costas da mão que estiver por cima, escorregar com a outra mão por entre as mãos dele e a outra mão por cima, fazendo a mão dele, ficar entre as nossas mãos, forçando com que o pulso dele fique de lado, forçar para baixo aplicando uma torção no pulso dele, tirar a mão dele, girar o corpo para o lado, ficando na posição do cavalo, colocando a faca da mão sobre o tríceps, forçando-o a cair de peito no chão.
04 – Colocar a mão contrária em cima da mão segurada, forçar para baixo e aplicar uma cotovelada no músculo próximo ao cotovelo.
05 - Bater com o dedo médio em forma de martelinho nas costas da mão que estiver por cima, agarrar a perna dele que estiver mais próxima do centro de suas pernas, puxar como se fosse uma alavanca, fazendo com que o oponente caia de costas no solo (há duas formas de terminar o golpe: cair sentado sobre o joelho dele ou girar um pouco o corpo, encaixar a perna dele na nossa virilha e coxa e torcer).
AGARRANDO POR TRÁS POR CIMA DOS BRAÇOS
01 – Aplicar pisão em cima do peito do pé do oponente.
02 – Tirar levemente o corpo para o lado e bater com a mão em jota no saco escrotal.
03 – Bater com a mão em forma de copinho no saco escrotal.
04 – Bate para trás, colocar um pé para frente, forçando os braços e retornando com uma cotovelada no estômago.
05 - Bate para trás, colocar um pé para frente, forçando os braços e retornando com um chute no estômago.
06 – Segurar com as duas mãos nas mãos do oponente, colocar uma perna retesada atrás do oponente, girar o tronco, projetando-o por cima em queda seca no chão.
AGARRANDO POR TRÁS, POR BAIXO DOS BRAÇOS COM DEDOS CRUZADOS
01 – Colocar as duas mãos em cima das mãos do oponente, forçar para quebrar os mesmos, retirar o dedo médio dele e segura-lo, girar o corpo para o lado, colocar o outro braço por trás do braço dele, indo segurar no seu próprio pulso, quebrar para trás, deslocando o ombro dele.
02 – Colocar as duas mãos em cima das mãos do oponente, forçar para quebrar os mesmos, retirar o dedo médio dele e segura-lo, sair de ré postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta
03 -Segurar nas facas das mãos, torce para baixo quebrando os dedos, tirar as mãos, segurando no dedo médio, gira o corpo para o lado, postando-se na posição do cavalo, encaixar o braço dele na axila e forçar para baixo.
04 - Segurar nas facas das mãos, torce para baixo quebrando os dedos, tirar as mãos, segurando no dedo médio, gira o corpo para o lado, postando-se na posição do cavalo, encaixar a faca da mão no tríceps e forçar para baixo.
05 – Colocar os polegares no músculo próximo ao cotovelo, empurrar para trás e chutar com a faca do pé no estômago do oponente.
GRAVATA LATERAL
01 – Aplicar com a mão em jota no saco escrotal.
02 – Aplicar com a mão em copinho no saco escrotal.
03 – Aplicar cotovelada na parte posterior da coxa.
04 - Aplicar soco no rosto.
05 – Bate saco escrotal para amolecer o oponente, colocar o pé na parte interna das pernas do oponente e o joelho por fora, segura na canela com a mão do mesmo lado e a outra mão inicia um pequeno empurrão no corpo, forçar o joelho para frente, fazendo o oponente cair de frente, escorrega a perna de forma que a canela fique na articulação do joelho dele, colocar a panturrilha da outra perna nas pontas dos dedos dele e torção para frente fazendo uma tesoura.
06 – Passar a mão por cima da cabeça dele, colocando-a a garganta e a outra mão segurar na parte interna de uma das pernas dele, em conjunto, forçar o braço para trás e levantar a perna, pegando-o no colo, dar um passo à frente, ajoelhar e deixa-lo cair de costas sobre o nosso joelho quebrando a coluna.
07 - Passar a mão por cima da cabeça dele segurando no cabelo (topete), puxar para trás batendo com os nós dos dedos na garganta ou aplicar uma cutelada.
GRAVATA PELA FRENTE
01 – Aplicar soco no saco escrotal.
02 – Aplicar mão em jota no saco escrotal.
03 – Passar o braço por cima, abraçando o pescoço dele, segurar na faca da outra mão, torcer o pescoço, girando-o, fazendo cair em queda seca.
04 – Colocar os polegares na virilha do oponente, dar um passo à frente e sentar jogando-o para trás.
GRAVATA POR TRÁS
01 – Tira o quadril levemente e aplicar cutelada no saco escrotal.
02 – Antes que ele encaixe a gravata, saí para o lado em gravata lateral, puxando o braço dele pelo pulso e segurando no músculo braquiorradial, forçar e quebrar o pulso.
03 – Segurar o braço para não matar, protegendo o pescoço, tirar levemente o corpo para o lado, aplicar uma cotovelada no estômago, retorna a posição inicial, flexionar as pernas, puxa-lo pelo braço, fazendo passar por cima de nós, caindo em queda seca no solo.
04 - Segurar o braço para não matar, protegendo o pescoço, tirar o quadril para o lado em um movimento rápido sem movimentar as pernas, forçar o pescoço para baixo, fazendo-o cair à nossa frente sem muito esforço.
AGARRAMENTO ATRÁS POR BAIXO DOS BRAÇOS COM OS DEDOS CRUZADOS ATRÁS DO PESCOÇO
01 – Segurar com as duas mãos: atrás da nuca, no cabelo, atrás das orelhas, flexionar as pernas, puxar o oponente por cima, fazendo cair em queda seca na sua frente.
02 - Colocar as duas mãos em cima das mãos do oponente, forçar para quebrar os mesmos, retirar o dedo médio dele e segura-lo, girar o corpo para o lado, colocar o outro braço por trás do braço dele, indo segurar no seu próprio pulso, quebrar para trás, deslocando o ombro dele.
03 -Segurar nas facas das mãos, torce para cima quebrando os dedos, tirar as mãos, segurando no dedo médio, gira o corpo para o lado, postando-se na posição do cavalo, encaixar o braço dele na axila e forçar para baixo.
04 - Segurar nas facas das mãos, torce para cima quebrando os dedos, tirar as mãos, segurando no dedo médio, gira o corpo para o lado, postando-se na posição do cavalo, encaixar a faca da mão no tríceps e forçar para baixo.
05 – Forçar os braços para baixo, eleva para cima com velocidade e antes que ele volte a fechar ao chave, escorregar e cair sentado à sua frente, segurando com uma das mãos atrás da perna dele na parte externa, forçar com as costas no joelho dele, fazendo-o cair de costas no chão, aplicar cotovelada na barriga com o outro braço.
ESGANADURA
01 – Passar um braço por cima dos braços dele, segurar com uma das mãos no ponto IG4 e a outra no cotovelo, em um movimento circular do braço, coloca a faca da mão no tríceps, entra um passo à frente e força a faca da mão fazendo-o cair no solo.
02 - Passar um braço por cima dos braços dele, segura com a mão esquerda no ponto IG4 e a outra no cotovelo da mão do oponente que está segurando sua garganta, em um movimento, saí com um pé, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
03 – Com as duas mãos unidas, palma a palma, em forma de uma cunha, bate para cima abrindo os dois braços do oponente, podemos aplicar: soco na barriga, nós de dedos na garganta, copinho na moleira, telefone, cutelada no pescoço, mão em jota no saco escrotal, martelinho com os polegares nas têmporas, calcanhar da mão no queixo e etc.
04 – Colocar o dedo médio na cavidade abaixo da epiglote do oponente e empurrar.
05 – Segura na gola da camisa com as duas mãos, com uma, colocar o dedo médio dobrado do outro lado da garganta, em conjunto, forçar um para o lado e puxar com a outra mão, levando-o ao solo.
ESTRANGULAMENTO
OBS. Usar sempre a mão que estiver em cima
01 – Passar um braço por cima dos braços dele, segurar com uma das mãos no ponto IG4 fura a axila com as pontas dos dedos colocando a mão no cotovelo, em um movimento circular do braço, coloca a faca da mão no tríceps, entra um passo à frente e força a faca da mão fazendo-o cair no solo.
02 - Passar um braço por cima dos braços dele, segura com a mão esquerda no ponto IG4, fura a axila com as pontas dos dedos colocando a mão cotovelo do oponente que está segurando sua garganta, em um movimento, saí com um pé, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
03 - Colocar o dedo médio na cavidade abaixo da epiglote do oponente e empurrar.
04 – Segura na gola da camisa com as duas mãos, com uma, colocar o dedo médio dobrado do outro lado da garganta, em conjunto, forçar um para o lado e puxar com a outra mão, levando-o ao solo.
05 – Colocar o polegar no músculo BRAQUIORADIAL, elevar o braço passando a cabeça por dentro, juntos, coloca a mesma mão nas costas dele, dando um passo do mesmo lado à frente, no meio das pernas dele, com a outra mão, colocar o calcanhar pa ponta do maxilar, em conjunto empurra e puxar a coluna, torcendo para trás.
06 – Segurar na altura dos cotovelos do oponente, bater com o cotovelo por entre os braços dele, acertando no queixo, entra com as pernas no centro das pernas dele e aplicar golpe de projeção.
APERTO DE MÃO OU PULSO CONTRÁRIO
01 – Encaixar o espaço entre o dedo médio e indicador no punho do oponente, colocar seu polegar por sobre o dele, forçar para baixo quebrando o polegar dele.
02 – Encaixar seu polegar por baixo do seu próprio polegar, enrijecer o dedo, deixando aguçada a articulação no ponto IG4 e apertar.
03 – Girar o corpo ficando de costas para o oponente, segura com a outra mão no pulso dele, retira a mão segurada, termina o giro colocando a outra mão livre encima das costas da mão dele, entra com o pé para o lado dele, torcendo o pulso.
04 – Puxar o oponente, quando ele se deslocar, puxa-lo com o dedo médio da outra mão no músculo próximo do cotovelo, encaixar a mão que estava segurada por dentro do braço, colocando a faca da mão na articulação do ombro, com a outra mão, chave no pescoço (braço americano).
05 – Puxa-lo com um tranco e aplicar um chute com a faca do pé do mesmo lado do braço segurado na axila.
06 – Fazer um movimento giratório com o punho, fazendo-o ficar com o punho de lado, segura com a outra mão pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
07 – Fazer um movimento giratório com o punho, fazendo-o ficar com o punho de lado, colocando a faca da mão No tríceps, entra um pequeno passo à frente e força a faca da mão para o solo, fazendo-o cair de peito no chão.
08 – Colocar seu polegar na parte interna do pulso dele, forçando-o para baixo, entrar com o pé esquerdo ao lado do oponente, faz um giro de 180º por fora, leva a perna direita para trás do mesmo, passando por baixo do seu braço, ficando com o joelho direito no solo, puxar o punho de forma que o oponente caia de costas ao solo, encaixar o punho dele em baixo do ombro e pisar no cotovelo com o pé esquerdo.
09 – Puxar o oponente com um passo para trás, dando um tranco no mesmo, em conjunto: Entrar o pé esquerdo à sua esquerda, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.
10 – Segurar com a mão livre em cima do pulso do oponente, desloca a mão segurada, escorregando-a nas costas da mão dele, entra com o pé direito, forçar para baixo a mão sobre as costas da mão dele, torcendo o pulso.
11 – Passa a perna direita por cima dos braços que estão com as mãos seguradas, gira o quadril e aplica chute no rosto.
APERTO DE MÃO OU PULSO CONTRÁRIO COM DUAS MÃOS
OBS: aplicar todos os golpes da posição anterior, com exceção dos golpes 06 07, que segura por cima do outro pulso, igual ao golpe 14 e 16 de pulso.
01 – Segura com a outra mão na faca da sua mão , leva o cotovelo por entre os braços dele, batendo-o na ponta do maxilar.
02 – Aplica um soco com a mão livre no baço ou fígado, dependendo da mão segurada, com o outro braço, bate com o cotovelo na lateral do maxilar do oponente.
SENTADO NA POSIÇÃO DE LÓTUS, SEGURANDO EM QUALQUER POSIÇÃO NA FRENTE
01 – Encaixar um pé, pelo lado de dentro, atrás do tornozelo do oponente, colocar a faca do outro pé na altura do joelho, em um tranco forçando o joelho para trás, quebra o mesmo.
02 – Segurar em um tornozelo com uma das mãos, com a outra mão, colocar a faca da mesma sobre o joelho, em movimento conjunto, força o joelho, derrubando-o de costas no chão.
03 - Segurar em um tornozelo com uma das mãos, com a outra mão, colocar as pontas dos dedos da outra mão na virilha , em movimento conjunto, fura a virilha, derrubando-o de costas no chão.
04 – Se ele te puxar ou você tenta se levantar, retornar à posição anterior, colocando os pés nas virilhas do oponente, puxa-lo e jogar por cima, caindo de costas atrás de você (pode-se girar junto com ele, cair sentado em cima dele e aplicar qualquer término que desejar).
05 – Encaixar os dois pés por dentro das pernas dele, de forma que fique bem seguro atrás do tornozelo, colocar as mãos no chão e levar as canelas contra as dele, forçar para trás, fazendo –o cair de costas no chão.
06 – Pisar no pé dele, segurando o braço do mesmo lado, puxar com velocidade, fazendo-o cair em queda seca ao seu lado.
07 - Colocar a perna no lado oposto do adversário, impedindo o descolamento do pé, criando um obstáculo para derruba-lo, Segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segura com a outra mão pelo lado de fora, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele , em um movimento, puxe-o para o lado, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Girar o corpo, ficando sentado, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
08 - Colocar a perna no lado oposto do adversário, impedindo o descolamento do pé, criando um obstáculo para derruba-lo, Segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele, coloca a faca da mão no tríceps e em um movimento, puxe-o para o lado, Girar o corpo, ficando sentado, força o braço para baixo, fazendo-o cair de peito no chão.
09 – Segurar nele e puxa-lo contra você, chutar com a faca do pé no estômago.
10 – Se ele te puxar, Em conjunto: Entrar por baixo do braço dele, segurando no músculo próximo da articulação do cotovelo e no pulso, forçando para o lado, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.
SENTADO NA POSIÇÃO DE LÓTUS, SEGURANDO ATRÁS NO OMBRO
01 – Colocar uma das pernas para trás, fazendo um obstáculo para o pé do oponente, Em movimento sincronizado, segura a mão do oponente, colocando o polegar por cima nas costas da mão e os outros dedos por dentro, puxar a mão, deslocando do ombro, colocar a outra mão em cima e forçar para o lado, torcendo o pulso, fazendo-o cair à nossa frente, aplicar cutelada na garganta.
02 - Colocar uma das pernas para trás, fazendo um obstáculo para o pé do oponente, Em movimento sincronizado, segura a mão do oponente, colocando o polegar por cima nas costas da mão e os outros dedos por dentro, puxar a mão, deslocando do ombro, segura com a outra mão no pulso do oponente com o antebraço fazendo uma chave, torce para o lado, fazendo-o cair à nossa frente, aplicar uma cutelada na garganta.
03 – Segurar com uma das mãos em uma perna, forçar com as costas na canela do oponente, fazendo-o cair de costas no chão, aplicar uma cotovelada no saco escrotal.
SENTADO NA POSIÇÃO DE LÓTUS, GRAVATA POR ATRÁS
01 - Colocar uma das pernas para trás, segurar no braço dele, puxá-lo por cima de nós, fazendo-o cair à nossa frente, aplicar cutelada em qualquer lugar.
02 - Colocar uma das pernas para trás, segurar no cabelo dele, puxá-lo por cima de nós, fazendo-o cair à nossa frente, aplicar cutelada em qualquer lugar.
DEITADO DE COSTAS, DEFESA DE ESTRANGULAMENTO OU ESGANADURA
01 – Travar o pé do oponente com um dos nossos pés, deverá ser o lado que ele será deslocado, criando um obstáculo para derruba-lo, Segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando por cima em você, segura com a outra mão pelo lado de fora, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele , em um movimento, puxe-o para o lado, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Girar o corpo, ficando sentado, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.
02 – Travar o pé do oponente com um dos nossos pés, deverá ser o lado que ele será deslocado, criando um obstáculo para derruba-lo, Segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando por cima em você, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele, coloca a faca da mão no tríceps e em um movimento, puxe-o para o lado, Girar o corpo, ficando sentado, força o braço para baixo, fazendo-o cair de peito no chão.
03 – Socar com os dois punhos na barriga do oponente, segurar com as duas mãos no Apouneuose do músculo braquial, empurra-lo para trás, colocando os calcanhares no ombro do mesmo, forçar a coluna vertebral para trás, quebrando-a, aplicar cutelada no saco escrotal.
04 – Colocar as duas mãos na barriga do oponente, em um movimento rápido, encolhe as pernas, eleva a barriga, jogando-o por cima da gente, fazendo-o cair de cara no chão.
05 - Travar o pé do oponente com um dos nossos pés, deverá ser o lado que ele será deslocado, criando um obstáculo para derruba-lo, segurar as mãos na gola da camisa, deixar o dedo indicador de um lado dobrado e encaixado do outro lado na epiglote, puxa-lo para o lado.
SENTADO, CHAVE DE PERNAS NA CINTURA POR TRÁS
01 – COM OS PÉS CRUZADOS: antes dele travar o golpe, aplicamos, colocar o seu pé contrário ao pé dele em cima do mesmo, também cruzado, forçar a perna para baixo, quebrando a perna dele.
02 – COM OS PÉS SEPARADOS: antes dele travar o golpe, aplicamos: segurar nas facas dos pés dele, puxar para trás, caindo de costas sobre o saco escrotal do mesmo.
03 - COM OS PÉS SEPARADOS: antes dele travar o golpe, aplicamos: colocar os dois cotovelos, sobre os joelhos dele, de forma que fique em cima dos meniscos, colocar palma da mão com palma, forçar para os lados, estendendo os músculos da perna dele.
CHAVE NO BRAÇO COM AS PERNAS
01 – Antes que ele encaixe a chave, Em um jogo de pernas, levantando-as como se fosse rolar para trás, volta rápido, deixando o cotovelo para acertar no saco escrotal, força a perna dele com a outra mão, aplicando uma chave nas pernas dele.
02 - Antes que ele encaixe a chave, segurar no dedão do pé e torcer apara o lado quebrando-º
CONTRA JUDÔ (TENTANDO AGARRAR NO TÓRAX COM AS MÃOS)
01- Abrindo os braços dele para cima e lados, aplicar: soco na barriga, calcanhar na coxa, cuteladas com uma ou duas mãos no pescoço, golpe de projeção pelo pescoço.
02 - Abrindo os braços dele para cima e lados, aplicar: chute com a faca do pé no estômago ou com as pontas dos dedos no saco escrotal.
03 – Puxar um pé para o lado, segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segura com a outra mão pelo lado de fora, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele , em um movimento, puxe-o para o lado, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficando na posição do cavalo, força para baixo.
04 - Puxar um pé para o lado, Segura com a mão esquerda ou direita no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele, coloca a faca da mão no tríceps e em um movimento, puxe-o para o lado, Ficando na posição do cavalo, força o braço para baixo, fazendo-o cair de peito no chão.
05 - Abrindo os braços dele para cima e lados, trás um dos braços para baixo, Em conjunto: Entrar o pé por baixo do braço dele, segurando no músculo próximo ao cotovelo, forçando para o lado, aplicando um soco no estômago com a outra mão, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.
06 - Abrindo os braços dele para os lados, segura um dos braços, trazendo para baixo, coloca a faca da mão em cima do bíceps, entra com o pé esquerdo e ao entrar o direito, força a faca da mão, derrubando-o ao solo.
CONTRA JUDÔ (AGARRANDO COM AS MÃOS NO TÓRAX)
01 – Bate com um cotovelo para baixo, acertando no punho dele, segura com a outra mão no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segura com a outra mão pelo lado de fora, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele , em um movimento, puxe-o para o lado, encaixando na parte mais alta do braço dele, na nossa axila. Ficando na posição do cavalo, força para baixo.
02 - Bate com um cotovelo para baixo, acertando no punho dele, Segura com a mão no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando em você, segurar com a mão esquerda ou direita por baixo do cotovelo dele, coloca a faca da mão no tríceps e em um movimento, puxe-o para o lado, Ficando na posição do cavalo, força o braço para baixo, fazendo-o cair de peito no chão.
03 - Bate com um cotovelo para baixo, acertando no punho dele, segura o outro braço, coloca a faca da mão em cima do bíceps, entra com o pé e ao entrar o outro, força a faca da mão, derrubando-o ao solo.
04 - segurar as mãos na gola da camisa, deixar o dedo indicador de um lado dobrado e encaixado do outro lado na epiglote, puxa-lo para o lado.
05 - Abrindo os braços dele para cima e lados, aplicar: chute com a faca do pé no estômago ou com as pontas dos dedos no saco escrotal.
06 – Trás o pulso dele contra o nosso peito, segura com a outra mão por cima da mão dele, pegando na parte interna sobre seu polegar, forçar para frente quebrando o pulso.
CONTRA JUDÔ (TENTANDO JOGAR)
01 – Colocar o pé direito para trás, encaixar as duas mãos nas nádegas dele, puxa-lo pelo cabelo,dando um passo atrás com o outro pé aplicar uma cutelada na garganta.
02 - Colocar o pé esquerdo para trás, encaixar a mão direita no quadril, dele, puxa-lo pelo cabelo, aplicar uma cutelada na garganta.
03 - Colocar o pé esquerdo para trás, encaixar as mãos cruzadas no quadril, dele, puxa-lo pelo cabelo, aplicar uma cutelada na garganta.
04 - Colocar o pé esquerdo para trás, travar o golpe com o braço esquerdo no quadril, dele, colocar o outro braço no pescoço pela frente, dar novo passo girando para o lado com o mesmo pé, deslocando o oponente, fazendo-o cair de costas.
05 – Colocar o pé direito para trás, travar com o braço esquerdo no quadril do oponente, colocar o pé esquerdo do lado de dentro da perna direita do oponente e o joelho pelo lado de fora, segurar com a mão no tornozelo dele, forçar com a mão esquerda e a perna para frente, puxando a canela, fazendo-o cair de frente no chão, entramos com a canela na articulação do joelho dele, com a nossa panturrilha direita sobre os dedos do pé dele, sentamos ao seu lado girando o corpo, fazendo uma tesoura com as pernas, torcer o joelho do adversário.
CONTRA JUDÔ (JOGANDO TODOS OS GOLPES DE PROJEÇÕES)
01 – Quando ele tentar te jogar, dar uma leve travada com os joelhos, ao passar por cima dele, segura com a mão esquerda no pescoço, colocar a mão direita no meio das coxas dele, segurando firme, levá-o para o chão, aplicando chave pescoço/perna ao solo.
02 - Quando ele tentar te jogar, dar uma leve travada com os joelhos, ao passar por cima dele, segura com a mão esquerda na faixa, colocando a mão direita na barriga dele, ao jogar, lança-lo para frente.
03 - Quando ele tentar te jogar, dar uma leve travada com os joelhos, ao passar por cima dele, segura com a mão esquerda na faixa, ajeita o quadril dele entre as nossas pernas, colocando o pé direito por dentro das pernas dele, como se montasse em um cavalo, ao nos jogar, leva-lo nos meio das nossas pernas e aplicar a chave do mata leão (SOMENTE PARA OS GOLPES POR CIMA DO OMBRO).
índice de golpes