Total de visitas: 59917
LIVRO 2 FAIXA BRANCA

 

livro 2 - GOLPES PARA FAIXA BRANCA À AMARELA  

    Posicionamento do corpo em relação ao oponente: Ficar à sua frente, segurando-o firme sem dificultar,  com o pulso esquerdo no pulso direito do oponente. Em todos os golpes, deverá ser utilizada a força do oponente contra ele mesmo com um movimento de mão/pulso, mão cerrada apontando o dedo indicador para cima, sempre posicionando a mão contrariamente ao golpe que se pretende aplicar, voltando e aplicar o golpe.

Quando da aplicação de cotoveladas, estar sempre com a mão totalmente espalmada.

Quando for movimentar os pés para aplicar um golpe, fazê-lo de forma que deslize o pé pelo solo e sempre estar ou na posição do cavalo ou em posição de combate.

                GOLPES PARA O NOSSO PULSO DIREITO

  O PRATICANTE DE HAPKIDO DEVE ESTAR ATENTO AO ENSINAMENTO, GRAVAR TODOS OS PONTOS INDICADOS PELO MESTRE, O LOCAL CERTO PARA APLICAR O GOLPE É IMPORTANTE PARA A SUA FUNCIONABILIDADE, TEM QUE SE TREINAR MUITAS VEZES CADA GOLPE PARA CHEGAR A PERFEIÇÃO. A  APLICAÇÃO DO GOLPE COM TÉCNICA, FUNCIONA MELHOR DO QUE COM A FORÇA. PRESTE A ATENÇÃO SEMPRE PARA OS DETALHES.

   01 – Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades do pé esquerdo do oponente, com a mão direita espalmada, abre para o lado, empurrando o pulso do oponente com a mão em forquilha, de modo que o nosso braço fique estendido. Levar a mão esquerda para o lado direito do nosso corpo, dedos unidos e rijos entra com uma cutelada no vazio entre a costela e o quadril, de forma que atinja o baço na frente e o rim atrás.

02 - Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades do pé esquerdo do oponente, com a mão direita espalmada, abre para o lado, empurrando o pulso do oponente com a mão em forquilha, de modo que o nosso braço fique estendido. Levar a mão esquerda para o lado direito do nosso corpo, mão espalmada e firme, volta com uma cotovelada na axila.

03 - Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades entre os  pés, elevar o braço esquerdo, mão com dedos unidos e firmes, força o outro pulso para o solo, desce a mão esquerda de forma que com o cutelo da mão, atinja em cima das costas da mão direita do oponente  próximo ao dedo indicador, num movimento puxando em direção ao nosso corpo, volta com o cutelo da mesma mão em direção ao pescoço do oponente, onde será desferida uma pancada.

04 - Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades entre os  pés, elevar o braço esquerdo, mão com dedos unidos e firmes, força o outro pulso para o solo, desce a mão esquerda de forma que com o cutelo da mão, atinja em cima do músculo nas proximidades do cotovelo direito do oponente, num movimento puxando em direção ao nosso corpo, volta com o cutelo da mesma mão em direção ao pescoço do oponente, onde será desferida uma pancada.

05 - Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades entre os  pés, em um movimento ligeiro, mão fechada, espalmar a mão e forçar para baixo e com a outra mão, dedos dobrados, atingir a epiglote do oponente com os nós dos dedos da mão esquerda.

06 - Em conjunto: Entra o pé esquerdo nas proximidades entre os  pés, em um movimento ligeiro, mão fechada, espalmar a mão e forçar para baixo e com a outra mão, dedos menores unidos e polegar aberto em forma de um jota, vai em direção à garganta do oponente, segura apertado e puxa.

07 – Mão direita com punho cerrado, em um movimento rápido, bate para baixo espalmando a mão com os dedos enrijecidos, dá um  pequeno passo à frente com o pé direito, direcionando-o ao centro dos pés do oponente, dobra o braço e bate com o cotovelo na altura do estômago do oponente.

08 – Mão direita espalmada, força para trás, bate com a parte interna superior do punho esquerdo na parte interna do punho do oponente, dar um passo com o pé esquerdo para trás do oponente, posicionando-se ao lodo do mesmo, num giro com o corpo utilizando a força do quadril, dobra o braço direito e atingir na altura do estômago do oponente.

09 – Em conjunto; gira a mão direita de fora para dentro, segurando no pulso, lado interno: com a outra mão, segura no ombro do lado do mesmo braço, dê um passo com o pé direito à direita, posicionando a perna mais para trás do oponente, puxar ombro e pulso, deitando o corpo para o lado,  dobra a perna esquerda, com pé espalmado apontando para baixo, aplica uma joelhada no estômago.

10 - Em conjunto; gira a mão direita de fora para dentro, segurando no pulso, lado interno: com a outra mão, segura no ombro do lado do mesmo braço, colocando a cana do braço na garganta, dê um passo com o pé direito à direita, posicionando a perna mais para trás do oponente, puxar ombro e pulso empurrando com a cana do braço, , deitando o corpo para o lado,  coloca a outra perna levemente flexionada, trás do oponente, posicionando-a no centro de sua pernas, ficando a articulação do seu joelho com a  dele. Em um movimento em conjunto, esticando a perna, derrube-o ao solo e aplicar soco no queixo ou chave no barco.

11 – Girar o punho direito para dentro, segurar com a mão esquerda, colocando os quatro dedos na parte interna sobre o polegar do oponente e com o seu polegar nas costas da mão dele, retira a mão que estava segurada por ele e coloque-a  pegando na faca da mão, forçando para uma torção no punho; em conjunto: dê um passo com o pé esquerdo à frente, batendo com o cotovelo dele no seu próprio estômago, dando outro passo para trás com o outro pé, puxando o braço do oponente, fazendo-o cair ao solo: pisar com a faca do pé direito na garganta do oponente, puxar o braço para cima, torcendo-o; solta a mão esquerda do punho dele e segure no cotovelo, dar um passo de direita para o outro lado do oponente, fazendo-o deitar na posição de decúbito ventral, solta do seu cotovelo e pisar com a faca do pé em cima do tríceps.

12 – Levar o braço para cima com a mão espalmada, como se fizesse um tchau, segurando com o polegar no ponto IG4 e os outros dedos na faca da mão, em um movimento de giro de pulso, levar a mão para a direção do rosto do oponente, quebrando o polegar dele, puxar o braço com a mão esquerda para o lado, colocando a faca da mão sobre o tríceps, entrar o pé direito para frente do oponente e força-lo a cair de frente no solo..

13 - Levar o braço para cima com a mão espalmada, como se fizesse um tchau, segurando com o polegar no ponto IG4 e os outros dedos na faca da mão, entrar com o pé direito à frente com um pequeno passo, por baixo do braço do oponente, entra com o seu braço direito, indo segurar em cima do cotovelo dele; em um movimento  leve, dar um tranco para baixo deslocando o cotovelo.

14 – Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu pulso, em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele,  na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.

15 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu pulso, em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do pé esquerdo do oponente, quebra seu pulso direito para frente e bate de cima para baixo com seu cotovelo no dele.

16 – Forçar sua mão espalmada para baixo, segurar com a mão esquerda por dentro e por baixo da mão do oponente, em um movimento circular do pulso, colocando a faca da mão na articulação do punho, de forma que os dedos fiquem espalmados e apontando para o estômago do oponente, entra um pequeno passo à frente e força a faca da mão para o solo, deslocando o pulso.

17 -  Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu pulso, em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora , forçando o punho para o solo, quando o oponente começar a sentir dor e a agachar, chutar com a faca do pé direito na parte da frente da coxa e em conjunto: Coloca o pé da perna que aplicou o chute na frente do oponente, entra com as costas da mão direita sobre o cotovelo dele dando um tranco, fazendo-o cair de frente no solo.

18 – Em uma defesa de que o oponente vem a empurrar o seu pulso, ê um passo para trás travando o braço e aplicando o golpe 14 anterior (Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu pulso, em um movimento, segura com a outra mão pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele,  na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora).

19 – Em uma defesa que o oponente vem a puxar o seu pulso, dê um passo para frente travando o braço, segura com a outra mão, na faca da mão do oponente e ponto IG4, entra com o pé direito para frente do oponente, colocando a faca da mão no tríceps, força para baixo, fazendo-o cair de frente no solo.

20 – Segura com a mão esquerda na parte interna do pulso do oponente, entra com o pé direito à frente para o lado do adversário, em um giro de 180º por fora, leva a perna esquerda para trás do mesmo, passando por baixo do seu braço, ficando com o joelho esquerdo no solo, puxar o punho de forma que o oponente caia de costas ao solo, encaixar o punho dele em baixo do ombro e pisar no cotovelo com o pé esquerdo.

21 – Giro de 360º no pulso para dentro, colocar a outra mão por baixo nas costas da mão dele, encaixar com o perfil da mão direita entre o polegar e dedo indicador no pulso do oponente e forçar para o lado.

22 – Em conjunto: Entrar o pé direito à direita, elevar o braço para o lado com a mão espalmada  aplicando um soco no estômago com a mão esquerda, indo segurar o punho por dentro, entra com o pé esquerdo por entre o braço dando um passo a frente, postando-se ao lado do oponente e seu braço a nossa frente, mão serrada, puxa apara trás, aplica um soco para frente, espalmando a mão, volta com uma cotovelada na axila, encaixa a faca da mão em cima do tríceps, faça o oponente girar, caindo à sua frente com o tórax no solo.

23 -  Em conjunto: Entrar o pé direito à direita, elevar o braço para o lado com a mão espalmada  aplicando um soco no estômago com a mão esquerda, indo segurar o punho por dentro, entra com o pé esquerdo por entre o braço dando um passo à frente, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.

24 – Girar a mão para fora, segurando na parte externa do punho, de forma que o braço do oponente fique à nossa frente e retesado, colocar a faca da mão esquerda sobre o tríceps, forçar para que o oponente sente ao solo.

25 – Em conjunto: Segure com uma forquilha com a mão direita na parte interna do pulso do oponente e a outra mão por trás e baixo no cotovelo, puxar o cotovelo e empurrar a forquilha, chutando com a parte interna do pé na canela.

26 – Em conjunto: Bate para dentro com a mão espalmada, segurando com a mão esquerda na parte interna do punho do oponente e entrando com o pé esquerdo na frente do pé esquerdo do oponente, de forma que pé fique voltado para dentro, entra com a outra perna atrás do oponente, aplicando uma cotovelada no seu maxilar, segura seu punho de forma que o braço permaneça retesado e esticado, enlaçar com o braço direito, passando por cima indo encaixar a mão no próprio punho, de forma que seu braço fique na parte acima do cotovelo dele, forçar para quebrar o braço (serve como um golpe de condução de preso).

27 – Socar com a mão espalmada para baixo segurando por dentro do punho com a outra mão, girar o punho para dentro e segurar com os quatro dedos sobre o polegar da mão do oponente, entrar com o pé direito para frente e bater com o cotovelo no cotovelo do oponente deslocando o mesmo.

28 – Eleva o braço com a mão direita espalmada, coloca a mão esquerda por cima do cotovelo do oponente, trás o braço dele de forma que fique encaixado em nosso pescoço, retire sua mão e coloca-la em cima Ada outra, dar um passo para o lado com a perna esquerda e ajoelhar-se ao solo puxando o cotovelo do oponente de forma que ele caia de frente sobre o solo.

29 – Segurar o punho do oponente por dentro com a mesma mão segurada, entrar com a perna direita para o lado do mesmo e outro passo, passando por abaixo do seu braço, ajoelhando com a perna direita, (em conjunto), puxar o punho e bater com a faca da mão esquerda no nervo ao lado de fora da articulação do joelho do oponente, fazendo com que ele caia de costas no chão.

30 – Segura no punho, na sua parte interna, (em conjunto), puxar o punho para o lado, entrando com o pé esquerdo à frente, de forma que fique encostando ao dedo do oponente, fazendo com que o mesmo caia de repente.

31 - Em conjunto: Bate para dentro com a mão espalmada, segurando com a mão esquerda na parte interna do punho do oponente e entrando com o pé esquerdo na frente do pé esquerdo do oponente, de forma que pé fique voltado para dentro, entra com a outra perna atrás do oponente,  segura seu punho de forma que o braço permaneça retesado, esticado e encostado ao seu tórax, com a outra mão, bate com o calcanhar dela no maxilar do mesmo e força-o para trás em direção ao solo (chave de contenção).

                       GOLPES  DE PROJEÇÕES

                            (segurando no pulso esquerdo)

              01 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé esquerdo do oponente, trazendo junta a outra perna, encaixa a perna direita do outro lado do adversário, de modo, que a perna fique na transversal, cortando o joelho e coxa do mesmo, colocar a mão direita na cintura do mesmo e em um movimento sincronizado, puxar o pulso, a cintura, procurar olhar para trás de si, fazendo com que o oponente passe por cima da nossa coxa e caia à sua frente em queda seca.

02 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé esquerdo do oponente, trazendo junta a outra perna, encaixa a perna direita do outro lado do adversário, de modo, que a perna fique na transversal, cortando o joelho e coxa do mesmo, colocar a mão direita na altura da escápula direita do  mesmo e em um movimento sincronizado, puxar o pulso, as costas, procurar olhar para trás de si, fazendo com que o oponente passe por cima da nossa coxa e caia à sua frente em queda seca.

                03 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, colocar a mão direita na musculatura próxima da articulação do cotovelo, apertando com o polegar, flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o braço, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

04 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, colocar a mão direita na musculatura da axila, apertando com o polegar, flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o braço, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

05 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, segurar com a mão direita na frente do tórax, bate com o cotovelo no estômago e  joga-o  para dentro da axila do oponente,  flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o peito, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

(obs: não há golpes de projeções no cabelo, segurando tórax e faixa levantando, bem como, do ombro para frente, passar a segurar na musculatura BRAQUIORADIAL com a mão esquerda)

 

GOLPES PARA A PONTA DA MANGA

  (oponente segura na ponta da manga com a mão esquerda na nossa direita)

 

 01– Giro de 360º no pulso para dentro, colocar a outra mão por baixo nas costas da mão dele, encaixar com o perfil da mão direita entre o polegar e dedo indicador no pulso do oponente e forçar para o lado, entra com o pé direito à frente para o lado do adversário, em um giro de 180º por fora, leva a perna esquerda para trás do mesmo, passando por baixo do seu braço, ficando com o joelho esquerdo no solo, puxar o punho de forma que o oponente caia de costas ao solo, encaixar o punho dele em baixo do ombro e pisar no cotovelo com o pé esquerdo.

02 – Segura no ponto IG4, dá um passo com o pé direito para trás arrancando a mão segurada, bate na axila do oponente com as pontas dos dedos, puxar o braço para o lado de dentro, colocando a faca da mão no tríceps, entra para frente do oponente e força com a faca da mão, fazendo-o cair de frente no solo.

03 - Segurar o punho do oponente por dentro com a mesma mão segurada, entrar com a perna direita para o lado do mesmo e outro passo atrás do mesmo, de forma que a perna fique encostada às pernas do oponente (fazer uma cama de gato), passando por abaixo do seu braço, ajoelhando com a perna direita, segura com a outra mão no cotovelo do mesmo, puxar de forma que caia de costas ao solo.

 

                    GOLPES PARA O MEIO DE MANGA

          (oponente segura no meio manga com a mão esquerda na nossa direita)

 

01 – Eleva o braço, trás para baixo em direção ao nosso tórax, de forma que o punho do oponente fique preso à articulação do nosso cotovelo, colocando a mão dele sobre o nosso peito, entra levemente com o pé direito para frente, menciona girar o corpo para sua esquerda, olhando para o lado, este movimento vai deslocar a mão do punho do oponente.

02 -  Segura com o polegar por dentro da mão do oponente, eleva o braço, trás para baixo em direção ao nosso tórax, de forma que o punho do oponente fique preso à articulação do nosso cotovelo, colocando a mão dele sobre o nosso peito, entra levemente com o pé direito para frente, menciona girar o corpo para sua esquerda, olhando para o lado, este movimento vai deslocar a mão do punho do oponente.

03 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu meio da manga, em um movimento, coloca a sua mão direita em baixo do cotovelo dele, eleva e escorrega a mão para o punho, segurando pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele,  na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.

04 -  Em conjunto: Entrar o pé direito à direita, elevar o braço passando por cima do braço do oponente, encaixando a faca da mão na articulação do cotovelo dele, forçando para dentro, aplica um soco no estômago com a mão esquerda, indo segurar o punho por dentro, entra com o pé esquerdo por entre o braço dando um passo à frente, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.

05 – Gira o braço de dentro para fora, passando com as costas da mão atrás do ombro do oponente, escorregando-a até a articulação do cotovelo, de forma que a palma da mão fique para baixo, encaixar a palma da outra mão, forçar para cima, de forma que o oponente caia de costas ao solo ou deslocar o ombro.

 

                                GOLPES PARA O OMBRO

                     (oponente segura no ombro direito com a mão esquerda)

 

                01 – Apoiar a mão direita e esquerda em cima da mão do oponente, flexionar as pernas, forçando quebrar o punho dele para baixo, sem abaixar a cabeça, no meio do movimento, desfere um chute com a parte baixa dos dedos do pé esquerdo em baixo da costela flutuante.

                02 – Apóia a mão esquerda sobre a mão dele, apertando-a contra o nosso ombro, eleva o braço direito até esticar o braço com o dedo indicador em riste, desce apontando com o dedo indicador para o seu pé direito, passando por cima do braço dele, de forma que o punho fique na nossa axila, em um movimento forte, força para quebrar o punho dele para baixo.

                03 –Em conjunto: m Segura com o dedo indicador no músculo BRAQUIORADIAL, próximo ao cotovelo esquerdo do oponente, puxar para fora,  com a outra mão, segura no ombro do lado do mesmo braço, colocando a cana do braço na garganta, dê um passo com o pé direito à direita, posicionando a perna mais para trás do oponente, puxar ombro e pulso empurrando com a cana do braço, , deitando o corpo para o lado,  coloca a outra perna levemente flexionada, trás do oponente, posicionando-a no centro de suas pernas, ficando a articulação do seu joelho com a  dele. Em um movimento em conjunto, esticando a perna, derrube-o ao solo e aplicar soco no queixo ou chave no braço.

04 – Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão do oponente que está segurando seu ombro, com as pontas dos dedos da mão direita em riste, furar a axila e  em um movimento, coloca a sua mão direita em baixo do cotovelo dele, eleva e escorrega a faca da mão espalmada para que encaixe no tríceps, entra um passo à frente e força a faca da mão para o solo, fazendo-o cair de frente ao solo.

 

                       GOLPE  SEGURANDO ATRÁS DO PESCOÇO

 

01 – Prende o punho do oponente com a lateral do pescoço, colocar a mão direita no cotovelo dele e forçar para que o braço fique retesado e com o cotovelo para cima, indo encaixar a faca da mão sobre o tríceps, entra o pé direito para frente do oponente e força com a faca da mão, fazendo com que ele caia de frente sobre o solo.

02 - Prende o punho do oponente com a lateral do pescoço, colocar a mão direita no cotovelo dele e forçar para que o braço fique retesado e com o cotovelo para cima, indo colocar a outra mão por cima da mão direita, girar com a perna esquerda por trás da perna direita nossa, ajoelhar puxando o oponente pelo cotovelo, fazendo-o cair de frente no solo.

03 – Em conjunto: Colocar a perna direita no centro das pernas do oponente, segura-lo pela cintura com a mão direita e colocar a mão esquerda por baixo de seu maxilar, puxar pela cintura e empurrar o queixo, quebrando a coluna.

04 –Em conjunto: – Em conjunto: Passa a cabeça por baixo do braço, batendo com as costas da mão direita no estômago do oponente, Segura com o dedo médio no músculo BRAQUIORADIAL, próximo ao cotovelo esquerdo do oponente, puxar para fora, com a outra mão, segura no ombro do lado do mesmo braço, dê um passo com o pé direito à direita, posicionando a perna mais para trás do oponente, puxar ombro e cotovelo, deitando o corpo para o lado,  dobra a perna esquerda, com pé espalmado apontando para baixo, aplica uma joelhada no estômago, colocando a cana do braço na garganta, dê um passo com o pé esquerdo, posicionando a perna mais para trás do oponente, continuar puxando ombro e empurrando com a cana do braço, deitando o corpo para o lado,  coloca a outra perna levemente flexionada, trás do oponente, posicionando-a no centro de suas pernas, ficando a articulação do seu joelho com a  dele. Em um movimento em conjunto, esticando a perna, derrube-o ao solo e aplicar soco no queixo ou chave no braço.

04 –Em conjunto: – Em conjunto: Coloca a faca da mão na articulação do cotovelo pelo lado de fora e por cima, passar a cabeça por baixo do braço, forçando com a faca da mão para cima, aplicando um soco com a mão direita no estômago do oponente e entrando com o pé direito à direita, indo posicionar-se atrás do adversário, ficando com a faca da mão direita posicionada na articulação do ombro e com a mão esquerda, pode-se travar qualquer forma de movimento do oponente, puxando-o pelo cabelo ou gravata no pescoço.

 

 

                       GOLPE  SEGURANDO NO CABELO

                                     (QUALQUER MÃO)

 

01 – Segura a mão do oponente, pegando no ponto IG4, com a outra mão retesada, fura a axila com as pontas dos dedos,, em um movimento, coloca a sua mão direita em baixo do cotovelo dele, eleva e escorrega a mão para o punho, segurando pelo lado de fora , entra com o pé direito nas proximidades do centro das pernas do oponente, encaixando na parte mais alta do braço dele,  na nossa axila. Ficar na posição do cavalo, força o braço para cima e torção para fora e axila para baixo.

02 - Em conjunto: Colocar a mão esquerda em cima da mão do oponente com os dedos voltados para dentro e a mão direita por baixo na mesma posição, de forma que ao forçar o punho, mão esquerda para baixo e direita para cima para retirar a mão dele do nosso cabelo,  entrar o pé direito  e esquerdo à direita, elevar o braço passando por baixo de forma que a nossa mão deslize pelo punho dele, segurando por dentro da mão com o dedo médio, levar a mão em direção ao rosto dele, torcendo e forçando-a para baixo, de forma que o oponente caia de costas no solo, continuar torcendo o punho, fazendo com que ele levante-se, dê um passo para trás com o pé direito, leva-o para trás, solta a mão esquerda, saltar para frente com dois passos pequenos somente  com o pé esquerdo, lançar o oponente contra um obstáculo.

03 - Segura com o dedo médio no músculo BRAQUIORADIAL, próximo ao cotovelo esquerdo do oponente, puxar para fora, com a outra mão, segura no ombro do lado do mesmo braço, dê um passo com o pé direito à direita, posicionando a perna mais para trás do oponente, puxar ombro e cotovelo, deitando o corpo para o lado,  colocando a cana do braço na garganta, dê um passo com o pé esquerdo, posicionando a perna  levemente flexionada, trás do oponente,  ficando a articulação do seu joelho com a  dele. Em um movimento em conjunto, esticando a perna, derrube-o ao solo e aplicar soco no queixo ou chave no braço.

04 – Em conjunto: Colocar a mão esquerda em baixo da mão do oponente com os dedos voltados para fora e a mão direita por cima na mesma posição, de forma que ao forçar o punho, mão esquerda para cima e direita para baixo para retirar a mão dele do nosso cabelo,  entrar o pé direito à direita, abaixar o braço e fazer um giro de 180º por fora, leva a perna esquerda para trás do mesmo, passando por baixo do seu braço, ficando com o joelho esquerdo no solo, puxar o punho de forma que o oponente caia de costas ao solo, encaixar o punho dele em baixo do ombro e pisar no cotovelo com o pé,  levar a mão em direção às costas dele, pisar no cotovelo forçando para baixo.

05 – Segurar com as duas mãos, uma sobre a outra, com o olhar para frente, flexionar as pernas em um movimento rápido, forçando o pulso para baixo, chutando com o pé contrário a mão do oponente que está segurando, acerta com a parte baixa dos dedos na costela flutuante (baixo ventre).

 

 

 

            GOLPE  SEGURANDO NO TÓRAX

                                  (mão direta)

 

01 – Empurrar o punho do oponente com a mão direita, quatro dedos em cima e polegar em baixo, com o dedo médio, segura o nervo de ligação do polegar do oponente, fazendo com que ele sinta dor, colocar o calcanhar da mão sobre o polegar dele , forçar para baixo retirando a mão do tórax e com um movimento, faça com que o polegar dele fique na palma da sua mão, entra o pé esquerdo para o lado do oponente, leva a mão dele para trás quebrando o polegar.

02 - Em conjunto: Entrar o pé direito à direita, entrar com a faca da mão por cima do braço, forçando para o lado, aplicando um soco no estômago com a mão esquerda, indo segurar o punho por dentro, entra com o pé esquerdo por entre o braço dando um passo à frente, postando-se atrás do oponente, segurar no seu cotovelo e nas costas da mão, comprimir para quebrar o punho, soltar a mão direita, indo segurar no cabelo (topete), sai para o lado, puxando a perna direita e puxando pelo cabelo, fazendo com que o oponente caia de costas ao solo e na passagem, bater com uma cutelada na garganta.

03 – Bate com as costas da mão direita no estômago do oponente, com a outra mão, segura no ponto IG4, colocar a mão direita no cotovelo dele e forçar para que o braço fique retesado e com o cotovelo para cima, indo encaixar a faca da mão sobre o tríceps, entra o pé direito para frente do oponente e força com a faca da mão, fazendo com que ele caia de frente sobre o solo.

 

 

               GOLPE  SEGURANDO NO TÓRAX

                                  (mão virada)

 

01 – Em conjunto: Entrar o pé direito à direita, entrar com a faca da mão por cima do braço, forçando para o lado, aplicando um soco no estômago com a mão esquerda, indo segurar o punho por dentro, entra com o pé esquerdo por entre o braço dando um passo à frente, postando-se atrás do oponente, segurar no pulso do outro braço dele, encaixa a faca da mão no tríceps por trás, força-o, fazendo car de frente no solo.

02 – Segura com as duas mãos no pulso dele, de forma que os quatro dedos fiquem para baixo e o polegar para cima, entra com o pé esquerdo como se fosse passar por baixo do braço dele, encaixa o braço no nosso ombro, força para o lado, deslocando o braço do oponente.

 03 – Segura com as duas mãos no pulso dele, de forma que os quatro dedos fiquem para baixo e o polegar para cima, entra com o pé esquerdo passar por baixo do braço dele, força o punho para o lado, deslocando o braço do oponente.

04 – Segura por baixo, colocando os quatro dedos na parte interna da mão que está segurando, entra com o pé direito á frente, passa o braço direito por cima do braço do oponente, de forma que o braço dele, fique esticado, como se você estivesse segurando uma bandeja em sua mão, encaixe o braço dele em sua axila e force para baixo flexionando as pernas, dando um tranco de repente no braço, deslocando o cotovelo.

05 – Segura com as duas mãos, de forma que a mão dele, fique entre as nossas mãos, segura com o polegar por baixo e os quatro dedos de cada mão por cima, em um movimento, flexionar as pernas, forçando o punho para baixo com o corpo ereto, bate com a parte embaixo dos dedos do pé esquerdo, abaixo da costela flutuante.

06 – Segura com as duas mãos por cima do punho do oponente, de forma que os quatro dedos das mãos fiquem por cima e os polegares por baixo, elevar nossos cotovelos, apertar as mãos e torcer o pulso como se fosse uma rosca.

 

 

         GOLPE  SEGURANDO NO TÓRAX

         (QUALQUER MÃO LEVANTANDO)

 

01 – Segurar com o polegar na costa da mão e com os outros dedos na lateral do polegar dele, entrar com a perna contrária à mão segurada, torce o pulso para trás dele, deslocando o mesmo, fazendo-o cair de costas no chão.

02 - Segurar com os polegares na costa da mão e com os outros dedos na lateral do polegar dele e do outro lado, entrar com a perna contrária à mão segurada, torce o pulso para trás dele, deslocando o mesmo, fazendo-o cair de costas no chão.

03 – Segurar com uma mão no pulso e com o polegar da outra mão, encaixe na musculatura próxima ao cotovelo, força para baixo, gira para o lado e forçando para cima, faça com que ele caia de costas no solo.

04 - Segurar com uma mão no pulso e com o dedo médio da outra mão, encaixe na musculatura (BRAQUIORADIAL) próxima ao cotovelo, força para cima, girando para o lado e  forçando para cima, faça com que ele caia de costas no solo.

05 – Colocar a mão esquerda sobre o ombro direito e o polegar direito na articulação do cotovelo do oponente, em conjunto, empurrar o ombro e o braço, fazendo com que ele vire de costas para você, entra com uma joelhada nas costas.

06 – Colocar a mão esquerda sobre o ombro direito e o polegar direito na articulação do cotovelo do oponente, em conjunto, empurrar o ombro e o braço, fazendo com que ele vire de costas para você, entra com a perna esquerda levemente flexionada atrás da articulação do joelho esquerdo dele, em um movimento em conjunto, derrube-o de costas no solo .

 

 

 

 

 

 

         GOLPE  SEGURANDO NA FAIXA

                              (POR CIMA)

 

01 –Bate com os dedos médios dobrados (martelinho) em cima da costa da mão do oponente, a segunda a bater, entra com pancadas no: maxilar, soco barriga, cutelada em jota no saco escrotal e no pescoço, copinho no alto da cabeça, polegares dobrados nas têmporas, telefone e etc.

02 – Segura com uma mão por dentro na mão dele, quatro dedos na parte interna e polegar sobre polegar , com a outra mão por fora, segura em posição invertida, com o polegar por baixo e quatro dedos por cima, forçando para que ele vire o punho para fora, força com a forquilha da mão direita para baixo, puxando a outra para cima, quebrando o pulso.

03 – Segura com uma mão por dentro na mão dele, quatro dedos na parte interna e polegar sobre polegar , com a outra mão por fora, segura em posição invertida, com o polegar por baixo e quatro dedos por cima, forçando para que ele vire o punho para fora, força com a forquilha da mão direita para baixo, puxando a outra para cima, como se fosse quebrar  o pulso, chuta com a faca do pé direito na coxa, logo acima do joelho esquerdo dele, colocando as costas da  mão direita sobre o cotovelo, coloca o pé que acabou de chutar à sua frente, força em um tranco o cotovelo dele para baixo, vai cais com o queixo no chão.

04 – Entra com o antebraço esquerdo por baixo do braço dele, indo segurar no seu braço direito, em um movimento rápido, com o braço direito apontando para cima, encaixa a faca da mão no cotovelo dele e aplica uma força seca, desloca todo o seu corpo.

 

 

                   GOLPE  SEGURANDO NA FAIXA

                    (QUALQUER MÃO LEVANTANDO)

 

01 – Segura no pulso dele com a mão esquerda, puxa para você, entrando com o outro braço por baixo do braço dele, indo segurar no tórax, entra com o pé direito e empurre-o, esticando o braço, leva o pé esquerdo para o lado num giro, ele cairá de frente no solo.

02 – Segurar com o polegar na costa da mão e com os outros dedos na lateral do polegar dele, entrar com a perna contrária à mão segurada, torce o pulso para trás dele, deslocando o mesmo, fazendo-o cair de costas no chão.

03 - Segurar com os polegares na costa da mão e com os outros dedos na lateral do polegar dele e do outro lado, entrar com a perna contrária à mão segurada, torce o pulso para trás dele, deslocando o mesmo, fazendo-o cair de costas no chão.

04 – Segurar com uma mão no pulso e com o polegar da outra mão, encaixe na musculatura próxima ao cotovelo, força para baixo, gira para o lado e forçando para cima, faça com que ele caia de costas no solo.

05 - Segurar com uma mão no pulso e com o dedo médio da outra mão, encaixe na musculatura (BRAQUIORADIAL) próxima ao cotovelo, força para cima, girando para o lado e  forçando para cima, faça com que ele caia de costas no solo.

 06– Colocar a mão esquerda sobre o ombro direito e o polegar direito na articulação do cotovelo do oponente, em conjunto, empurrar o ombro e o braço, fazendo com que ele vire de costas para você, entra com uma joelhada nas costas.

07 – Colocar a mão esquerda sobre o ombro direito e o polegar direito na articulação do cotovelo do oponente, em conjunto, empurrar o ombro e o braço, fazendo com que ele vire de costas para você, entra com a perna esquerda levemente flexionada atrás da articulação do joelho esquerdo dele, em um movimento em conjunto, derrube-o de costas no solo .

 

GOLPES  DE PROJEÇÕES

                            (segurando no pulso esquerdo)

 

            01 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé esquerdo do oponente, trazendo junta a outra perna, encaixa a perna direita do outro lado do adversário, de modo, que a perna fique na transversal, cortando o joelho e coxa do mesmo, colocar a mão direita na cintura do mesmo e em um movimento sincronizado, puxar o pulso, a cintura, procurar olhar para trás de si, fazendo com que o oponente passe por cima da nossa coxa e caia à sua frente em queda seca.

02 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé esquerdo do oponente, trazendo junta a outra perna, encaixa a perna direita do outro lado do adversário, de modo, que a perna fique na transversal, cortando o joelho e coxa do mesmo, colocar a mão direita na altura da escápula direita do  mesmo e em um movimento sincronizado, puxar o pulso, as costas, procurar olhar para trás de si, fazendo com que o oponente passe por cima da nossa coxa e caia à sua frente em queda seca.

                03 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, colocar a mão direita na musculatura próxima da articulação do cotovelo, apertando com o polegar, flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o braço, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

04 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, colocar a mão direita na musculatura da axila, apertando com o polegar, flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o braço, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

05 – Segurar com a mão esquerda por dentro do punho, entrar com o pé direito nas proximidades do pé direito do oponente, trazendo junta a outra perna,  de forma que fique com o quadril no meio das pernas dele, segurar com a mão direita na frente do tórax, bate com o cotovelo no estômago e  joga-o  para dentro da axila do oponente,  flexionar as pernas e encaixar o braço do oponente na nossa barriga, voltado para o lado esquerdo, e em um movimento sincronizado, puxar o pulso e o peito, procurar olhar para cima fazendo com que o oponente passe por cima do quadril, e caia à nossa frente em queda seca.

(obs: não há golpes de projeções no cabelo, segurando tórax e faixa levantando, bem como, do ombro para frente, passar a segurar na musculatura BRAQUIORADIAL com a mão esquerda)

                               PARA REFLEXÃO

 

O sucesso está em quem não tem medo de executar qualquer exercício proposto pelo mestre, caso você não consiga, treine bastante e tenha certeza que conseguirá, não se preocupe com os outros, tem pessoas que tem facilidade, então, não desista na primeira vez, tente novamente e aquele que consegue fazer, procure sempre melhorar a técnica e servir de exemplos para os outros.

Nos combates, nunca demonstre medo, olhe no fundo dos olhos dele, estude seu adversário, por alguns segundos, ameace-o com socos ou pontapés e se ele vacilar é demonstrativo da sua inferioridade, tome cuidado, o importante na luta é nunca menosprezar o oponente, ele poderá te surpreender e muitas vezes será tarde, fique sempre atento, procure nele um ponto vulnerável para se aplicar um golpe que de fortuito possa deixar para você.  Em conhecendo o seu adversário, você sabe o que pode acontecer, tente surpreendê-lo. Em caso de ter a consciência de que não pode levar vantagem com ele, preste a atenção para aprender e vai criando sua técnica para outros oponentes.O praticante de HAPKIDO tem que ter na cabeça que o conhecimento que possui, deve ser utilizado sempre para sua defesa própria e dos mais fracos e para o bem , por isso, quando o mestre  nota que um aluno tem má intenção em apreender a luta, deve manda-lo embora da academia. O praticante de HAPKIDO deve estar sempre pronto a representar a academia em que treina, para as competições com o intuito de elevar o nome da academia e fazer-se conhecer.  

   índice de golpes