Total de visitas: 59915
História Mestre Park

história do Grão Mestre Park Sung Jae

       

O HAPKIDO  - Conforme consta na Revista Combatesporte nº 6, O início no Brasil - Anos atrás, ainda na Coréia, Grão Mestre Park Sung Jae, nascido em 10 de novembro de 1938 e faleceu em 16 de outubro de 2023, no desempenho de seu cargo de Secretário Geral da Confederação de HAPKIDO, assumiu significativo papel como instrutor de Hapkido junto a órgãos e entidades nos quais é obrigatório o ensino dessa arte marcial, como o Departamento Especial de Polícia, o Departamento de Navegação, o Serviço de Treinamento Anti-terrorista.

Ao chegar no Brasil - enviado pela Federação Mundial de Hapkido em março de 1972, a fim de difundir essa arte por toda região sul-americana, Mestre Park forma uma primeira turma de alunos no "Segundo Quartel General de Quintauna", tendo inclusive, entre seus discípulos, o então comandante Coronel PAULO SILVA FREITAS, hoje General aposentado.

A seguir abre a primeira academia de Hapkido da América Latina em São Bernardo do Campo/SP - o ponto de partida para uma série de acontecimentos que viriam propagar a arte em nosso país, dentre os quais os mais significativos seriam:

A abertura da segunda academia no Círculo Militar de São Paulo e a criação do Departamento de Hapkido.

A criação da Associação de Hapkido no bairro da Liberdade.

A realização do primeiro Festival Internacional Brasil-Coréia em dezembro de 1973.

A realização do segundo Festival Internacional Brasil-Coréia em 1974 e o terceiro em 1975, ocasião em que chegaram a nosso país para participar das demonstrações vários faixas pretas coreanos.

A abertura de várias academias em locais diferentes, como: Água Rasa/SP, Itu, Porto Feliz, Salto, Sorocaba e etc.expandindo-se ao longo dos tempos.  

 foi difundido no BRASIL, após os anos de 1970, pelo Grão Mestre PARK SUNG JAE, ensinando em princípio para 200 homens do Exército Brasileiro, antigo GCAN90, incentivado pelo Coronel PAULO DA SILVA FREITAS, que depois foi condecorado como patrono do HAPKIDO no BRASIL.

 Entre os faixas pretas formados pelo Mestre Park, estão: Marcílio Nogueira, hoje 9º Dan em atividade, Carlos Ramos Filho 6º Dan e muitos outros.