Total de visitas: 59903
FAIXA PRETA 1º DAN

                                                             GOLPES ESPECIAIS PARA FAIXA PRETA 1º DAN

 

CONTRA GOLPES PARA OS GOLPES DE PULSO

(PARA O GOLPE CORRESPONDENTE)

 

01 – Entrar com o pé direito, passando o pé esquerdo por trás do direito, segurando com a mão direita:

a) por baixo do braço no bíceps e a outra mão no punho, ajoelha com perna esquerda puxando derrubando-o contra nossa perna (quebra a coluna).

b) no pulso do oponente, puxe, derrubando de costas.

02 - Na entrada do golpe:

a) bate com o calcanhar da mão no tríceps.

 b) entra com pé direito, passando com o pé esquerdo por trás do mesmo encaixando seu antebraço direito no braço que ele está batendo, ficando costa a costa, puxa-o por cima de nossa cabeça, caindo à frente.

03 - Trava o pulso com a mão esquerda, segura com a outra mão no mesmo pulso e quebra para o lado.

04 - Trava o braço com nosso antebraço, aplica defesa de3 e 4 de soco especial.

05 - Sai com pé esquerdo para o lado, aplica o golpe 15 de soco especial.

06 - Sai com pé esquerdo para o lado e aplica golpe 16 de soco especial.

07- Girar o corpo puxando o pé direito para o lado e:

 a) Acertar cotovelada nas costas do oponente,

b) segura o pulso dele por cima com a outra mão, puxá-la para a nossa faixa, fazer-lo girar em torno a nossa volta.

08 – Travar a cotovelada com uma pancada com o calcanhar da mão direita sobre o tríceps, colocar as duas mãos nas costas dele e empurrar.

09 - Quando ele entrar a joelhada:

a) fazer a defesa com a mão direita na parte interna da coxa dele, entrar com a perna esquerda na articulação do joelho direito dele e derrubá-lo de costas no chão.

b) fazer a defesa com a mão direita na parte interna da coxa dele, entrar com a perna direita na frente do joelho direito dele e aplicar golpe de projeção, cairá em queda seca.

10 – Adianta-se ao golpe, colocando a perna esquerda atrás das duas pernas dele deslocando.

11 - Ao inicio do golpe, largar a mão dele e segurarmos na mão esquerda dele com a nossa esquerda, aplicamos:

a) o golpe 14 de pulso de faixa branca, 

b) o término do golpe, 12 de pulso de faixa branca, ou  

c) bate com cutelada na parte interna do braço esquerdo dele e aplica o golpe 23 de pulso de faixa branca.

12 - Tira o polegar para não quebrar, eleva o ombro, enrijecendo o braço, segura nas pontas dos dedos dele quebra e torce, aplicando os golpes de pulso de faixa branca,  14 e término do próprio golpe 12.

13 - Cair deitado ao solo, segurando com a mão direita por dentro da perna esquerda dele, puxá-lo pela articulação do joelho, fazendo-o passar por cima de nós, caindo de peito ao chão, aplicar chave na perna.

14- Trava o cotovelo dele com o nosso:

 a) puxa o nosso pulso e aplica cutelada de direita no pescoço.

 b) bate com o nosso cotovelo no músculo do peito dele.

 c) segura o ponto IG4 e aplica golpes 14 e 16 de pulso, na mão direita dele.

15- Enrijece o braço, segura o ponto IG4 aplicamos: 14 e 16 de pulso.

 17- Aplicar 14 ou saltar para trás do oponente e dar gravata no pescoço.

18 - Idem ao término do golpe 14 de pulso de branca.

19 – Idem ao término do golpe 12 de pulso de branca.

  20 - Adianta-se ao golpe, entra com o pé esquerdo e contra golpeia com o próprio golpe 20.

 21 - Continua o giro no pulso colocando a nossa mão esquerda por sobre as costas da mão dele e quebra para o lado.

22- Trava a cotovelada com a parte mais forte da nossa mão e aplica  condução de preso.

 23 - Quando o nosso braço estiver chegando atrás das costas, força-o para frente, colocando a mão direita por baixo do pulso dele, levando-o para o chão ou torce o braço para frente, deslocando o ombro ou mesma defesa do golpe 23 de pulso.

 24 - Idem ao 16, anterior.

 25 - Aplica-se os contra golpe do 21 ou salta para trás do oponente e puxa o maxilar para o lado com o nosso polegar e o outro braço para o lado.

26 - Trava a cotovelada com soco no tríceps, empurrá-lo à frente.

 27 –  a) Gira o corpo, acertando cotovelada nas costas do oponente

 b)  segura o pulso dele, puxa-o para a nossa faixa e faça-o girar em torno a nossa volta.

28 -  senta, antes que encaixe o braço, passa rasteira com o pé esquerdo na perna.

29 - coloca a mão esquerda no tórax dele, perna esquerda vai para trás das pernas dele, fazendo uma cama de gato e empurra-o caindo de costas ao solo.

30 - Segura no kimono dele, puxa juntamente fazendo queda seca ou continua com o giro e aplica um balão.

31 - Na entrada do golpe, segura a mão dele e aplica o golpe 23 depulso.

 

GOLPES PARA O PULSO DIREITO

 

(fazer o movimento de giro de pulso, utilizando a força do oponente, usando a dança do HAPKIDO no movimento das pernas, elevando o dedo indicador em riste para frente ou para o lado, colocando a perna esquerda ou direita apara o lado)

01 – Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra, indo colocar o dedo médio no músculo Radial, encostando a  parte frontal dos dedos no nosso peito. Em um movimento em conjunto, puxar o músculo e a mão do oponente, torção com dor intensa.

02 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4, da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra, elevar o dedo indicador para cima e descer em direção ao seu pé direito, encaixando o punho dele na nossa axila, forçar para baixo, deslocando mão do punho (foguetinho).

03 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra que vai agarrar no punho dele, encostando a mão dele no nosso peito, em movimento em conjunto, torcer como de fosse apertar duas roscas.

04 -  Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra que vai agarrar nas costas da nossa mão por baixo do braço dele em cima da nossa mão, torcer para baixo, deslocando-a.

05 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, encaixar a cana do braço direito sobre o tríceps, forçar para baixo girando a cana do braço.

06 – Segurar na parte interna do pulso do oponente com a mesma mão, entrar o pé direito à nossa direita, girar o pulso para fora, colocando o pé esquerdo por trás de nós num giro de corpo, ajoelhando de esquerda puxando o pulso, fazendo o oponente cair de costas no chão.

07 – Entrar à nossa direita com o pé direito, elevar o braço do oponente, entrar com o pé esquerdo passando por baixo do braço dele e na passagem, bater com o cotovelo no músculo do peito, encaixar a mão direita na articulação do cotovelo e o punho dele fica próximo a articulação do nosso, levar a faca da mão direita para a articulação do ombro, aplicando gravata no pescoço com a outra mão.

08 – Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, esticar o braço dele e empurrar para trás, levantando-o e fazendo-o cair de costas.

09 - Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, girar para baixo, esticar o braço dele e derrubar  de peito no chão.

10 - Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, esticar o braço dele, puxar para trás e no deslocamento do oponente, bater com a mão esquerda na canela, fazendo-o cair em queda seca.

11 – No movimento, segurar com a mão esquerda nas costas da mão dele por baixo e em um giro com a outra mão, colocar a palma a palma dando um passo com o pé esquerdo por trás do direito, trocar o passo num giro rápido, continuando o giro de pulso, encaixar a mão para uma torção lateral, invertendo as mãos, quebra o pulso para o lado.

12 – Entra com o pé direito à frente, coloca a mão esquerda pelo mesmo lado, no pescoço e a mão direita na altura do baço, girar a perna esquerda por trás, puxar a mão esquerda e empurrar a direita, fazendo o oponente cair em queda seca.

13 – Abaixar a mão segurada, segurar com a mão esquerda na parte interna da mão do oponente, girar a outra mão de forma que a faca da mão fique na articulação do pulso, forçar para baixo e aplicar golpe de projeção pela cintura com a mão direita.

14 – Entrar o pé direito para a direita, girando o punho por fora, indo segurar na faca da mão do oponente, passar por baixo do braço dele, levar a mão, próxima ao seu rosto, forçar em torção para baixo, fazendo-o sentar-se, levante-o, leve-o para trás, dê dois passos à frente com o pé esquerdo, jogue-o contra algum obstáculo.

15 – Girar a mão por fora, colocando a mão em cima da mão dele, levá-la até o peito do oponente, pisar com o pé direito em cima do pé direito dele e empurrar, deslocando-o para trás, perna fica travada.

16 - Entrar à direita com o pé direito, elevar o braço do oponente, entrar com o pé esquerdo passando por baixo do braço dele, ficando encaixado com uma forquilha da mão direita no pulso, colocar a mão esquerda atrás do pescoço dele, em conjunto, puxar o pescoço e empurrar a forquilha da mão à frente, fazendo-o cair em queda seca.

17 – Eleva o dedo indicador para frente, dar um passo de esquerda por trás de nós mesmos, descer o braço dele, girando o pulso, segurando na faca da mão dele com as duas mãos, entrar com o pé direito, passando por baixo do braço segurado. Levar a mão dele de encontro ao próprio rosto, torcer o pulso para baixo, fazendo-o sentar-se, levantá-lo, dar um passo para trás com o pé direito, tirando a mão esquerda, levar ele também para trás, dar três passos pequenos à frente somente com o pé esquerdo e lançar o indivíduo contra um obstáculo. 

 

DEFESA SEGURANDO NO PULSO ESQUERDO

(GOLPES ESPECIAIS PARA O PULSO)

 

01 – Abaixar a mão segurada, tirando-a, segurar com a mão esquerda por baixo da mão dele no polegar, trazendo-a para a nossa faixa, segurando com a outra mão por cima.  Dar um passo com o pé direito para o lado esquerdo por trás do corpo, fazendo uma alavanca no cotovelo dele com a nossa lateral, fazer com que gire em torno de nós, fazer novamente um giro de corpo ao contrário, segurar a mão dele e torcer ao lado, fazendo-o cair em queda seca

02 - Abaixar a mão segurada, tirando-a, segurar com a mão esquerda por baixo da mão dele no polegar, passar a outra mão por baixo, indo segurar com os quatro dedos no nosso polegar, com a lateral do nosso cotovelo, bater contra o cotovelo dele, fazendo-o cair de frente no solo, entrar com o pé direito à frente, encaixar o braço direito por baixo do braço dele e levantá-lo, encaixar a perna esquerda à frente também, entrar o quadril e aplicar um golpe de projeção.

03 – Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por baixo, na articulação do cotovelo direito dele e puxar, fazendo-o ficar de costas para nós, colocar os dedos médios no EXTERNOMASTEODEO, e puxar para trás, derrubando-o de costas no chão, salta apara frente girando o corpo e volta com chute com a faca do pé em cima dele.

04 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por baixo, na articulação do cotovelo direito dele e puxar, fazendo-o ficar de costas para nós, colocar os dedos médios na garganta e puxar para trás, derrubando-o de costas no chão, salta apara frente girando o corpo e volta com chute com a faca do pé em cima dele.

05 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por cima na articulação do cotovelo direito dele e o dedo médio da mão esquerda no músculo ao lado esquerdo do pescoço do oponente, puxar, fazendo-o girar em torno de nós até chegar à altura do nosso ombro direito, colocar o braço direito no pescoço na parte da frente, colocar os dedos: médio e o indicador na musculatura ao lado da coluna vertebral na altura do meio das costas, forçar braço e dedos, fazendo-o tirar as pernas do chão e cair de costas.

06 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por cima na articulação do cotovelo direito dele e o dedo médio da mão esquerda no músculo ao lado esquerdo do pescoço do oponente, puxar, fazendo-o girar em torno de nós até chegar à altura do nosso ombro direito, segurar pelo cabelo na lateral próxima a orelha e colocar a mão direita na ponta do maxilar, girar o corpo do contrário dando um passo para trás com o pé esquerdo, quebra o pescoço.

 

DEFESA SEGURANDO NOS DOIS PUNHOS (POSIÇÃO INVERTIDA)

 

01 – Entrar com o pé esquerdo para o lado leva o braço direito para o ombro esquerdo do oponente, forçar para baixo e para trás, derrubando-o de costas.

02 – Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de cima da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique segurando no ponto IG4, sai com o pé direito para o lado, soltar a mão que estava segurada, indo agarrar por cima do braço no pulso dele, encaixar o braço dele na nossa axila, fazer a posição do cavalo com as pernas, forçar o braço dele para baixo.

 03 – Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de dentro da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique dentro da mão dele, segurando no polegar, entrar com o pé esquerdo para frente, colocando a cana do braço na articulação do pulso dele, forçar o braço dele para baixo.

04 - Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de dentro da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique dentro da mão dele, segurando no polegar, entrar com o pé esquerdo para frente, tirar a mão segurada e pegar na faca da mesma, entrar com o pé direito por baixo do braço dele, levando a mão dele para o próprio rosto, numa torção, fazer-lo sentar, levante-o, dar um passo para trás, levando-o, dar três passos à frente somente com o pé esquerdo e lançá-lo contra algum obstáculo.

05 – Segura no pulso direito com a mão esquerda e a outra mão vai segurar na faixa pelo lado da barriga, entra o pé direito e aplica um golpe de projeção.

06 - Segura no pulso direito com a mão esquerda e a outra mão gira o pulso, levando o braço dele por baixo do braço direito de forma que fique embaixo do tríceps e cruzados, entra pé direito e esquerdo, encaixar o braço dele em cima do nosso ombro direito, flexionar as pernas, segura-lo somente pelo braço direito e aplicar um golpe de projeção.     07 – Girar a mão esquerda, segurando por dentro do pulso dele e a outra mão também segura no pulso que girou, entra com o pé direito pela frente dele, girar o corpo passando por baixo do braço dele, ajoelhar no chão com a esquerda, torcendo-lhe todo braço.

 

Defesa de soco especial (36)

(a defesa deve estar sempre em posição de combate)

01 - Entra em conjunto: defesa com a mão direita da esquerda para a direita no punho e com a mão esquerda na articulação do cotovelo da direita para esquerda, puxando o braço para nós,  bate com a mão aberta no rosto e maxilar.

02 - Repete a entrada do golpe anterior batendo com a mão aberta na costela.

03 - Entra em conjunto: entra com o pé direito a frente, tira o rosto do soco para o lado esquerdo colocando o antebraço na articulação do cotovelo dele, fazendo com que os braços fiquem laçados, força para baixo derrubando-o ao solo.

04 - Bate com a mão esquerda e segura a mão dele nas costas da mesma, chutando com a ponta do pé direito na barriga, aplica golpe anterior.

05 - Defesa para cima com as partes mais fortes da mão, puxar prá baixo e chutar com pontas de deedos na costela flutuante.

06 - Puxa o pé direito para o lado, defesa com o braço esquerdo esticando girando-o indo colocar  a faca da mão na articulação do ombro, derrubando-o ao chão e depois levanta-o pelo cabelo

07 - Pé esquerdo a frente, defesa alta com o braço esquerdo, girando o braço para trás das costas dele, indo bater na articulação do joelho e com a mão direita aberta bate no tórax, derruba ndo-o de costas no chão.

  

08 - Puxa o pé direito para o lado, defesa com a mão direita puxando o oponente e batendo com a parte mais forte da mão na nuca.

09 –  Puxar o pé direito para o lado, defesa com a mão direita no pulso puxando e a esquerda com o dedo médio no músculo do pescoço dando outro passo para trás com o pé esquerdo segurando com a mão esquerda no cabelo e a direita na lateral do maxilar, torce quebrando o pescoço.

 

  

10 - Entrar pé direito a direita do oponente, defendendo com o braço direito passando da esquerda para direita, batendo com a mão esquerda em jota na nuca, girando e batendo com uma cutelada na nuca de direita.

11 - Bater com a mão esquerda no soco e mão direita soco na costela, gira o corpo batendo com as costas da mão esquerda no fígado e a direita no queixo

    

12 - Defesa de soco, batendo com a mão esquerda para dentro e soco de direita na costela e com a própria direita vai segurar no pescoço colocando a mão esquerda sob a costela flutuante, puxa o pé direito para trás e lado, fazendo o adversário cair em queda seca.

     

13 - Em conjunto: entra pé esquerdo, defesa com o braço esquerdo para o mesmo lado, bate ao mesmo tempo com a mão aberta esquerda no maxilar e a direita soco no estômago.

14 - Defesa de soco com um tapa de gato com a mão direita no soco do oponente, volta rapidamente com as costas da mão direita no queixo, gira o corpo para a direita aplicando rapidamente soco de esquerda e novamente direita e esquerda.

15 - Defesa com a mão esquerda, segurando no pulso e saindo para o lado com m pé direito, aplicando cotovelada nas costas com o braço direito, para afrente após o esquerdo (este giro no ar) segura com as duas mãos na mão do oponente e faça-o cair em queda seca.

  

16 - Defesa igual ao golpe anterior, aplica cotovelada de direita na nuca, volta com giro igual ao golpe anterior, colocando o cotovelo direito na articulação do braço direito dele, força-o para baixo, indo colocar a palma da nossa mão direita no peito dele, derrubando-o.

17 - Defesa em cima com os punhos cruzados, chata coma ponta do pé no estômago, gira o braço para nossa direita passando por baixo do braço dele segurando a faca da mão colocando atrás das costas do oponente, empurra o cotovelo dele para cima, bate com o nosso cotovelo no meio da coluna dele ( na 8ª vértebra ).

18 - Defesa igual o golpe anterior, bate com a parte interna do pé direito na canela, passando por entre o braço dando um tranco no braço para baixo, indo colocar-se atrás dele, puxa o oponente colocando os dedos médios nos esternomastoideu, derrubando-o de costas no chão, gira o corpo indo colocar-se à frente dele e quando ele levantar chuta-o no peito com a faca do pé.

19 - Repete o golpe anterior, puxando o oponente para trás com os dedos médios na garganta.

20 - Defesa lateral com o braço esquerdo, entrando com o pé direito a nossa direita, segura a mão dele com a nossa mão direita, passando por entre o braço, segurando com a mão esquerda no cotovelo dele, na passagem bate com a perna na canela dele (tudo em conjunto), e empurra o cotovelo dele, fazendo-o cair no solo com o braço esticado.

21 - Em conjunto: entra pé direito a direita, batendo com cutelada da mão direita no bíceps e outra no antebraço (juntas), dá um passo pequeno à frente, aplica cotovelada de direita próximo ao músculo da axila.

22 - Aplica defesa do golpe anterior, gira o corpo e bate com o cotovelo esquerdo no lado do rosto (têmpora).

23 - Defesa de soco, travando com a mão direita na articulação do cotovelo direito dele, bate com o cotovelo no maxilar dele.

24 - Aplica o golpe n.º 8 anterior, em vez de bater, colocar a mão no pescoço e empurrar o oponente contra um obstáculo, aproveitando a velocidade do oponente.

25 - Entra da do golpe anterior, quando o oponente chegar no alinhamento do nosso ombro direito, passa o braço direito pelo pescoço dele (garganta), e os dedo médio e polegar da mão esquerda nos músculos laterais da coluna força-o, fazendo com que ele saia do chão e caia de costas.

 

26 - Em conjunto: sai para direita com o pé direito, defesa lateral com a mão esquerda, coloca a mão direita atrás do pescoço dele, dá outro passo para o lado com o pé esquerdo ajoelhando com esta e puxando o oponente , forçando com o dedo médio no músculo do pescoço, fazendo o oponente cair em queda seca.

 

27 - Aplicar golpe anterior,  aplicando sem segurar no pulso somente pela nuca.

 

28 - Puxa o pé direito para o lado, segura o pulso dele com as suas duas mãos puxando-o, quando ele passar por nós, torcer o pulso ao contrário fazendo-o cair em queda seca.

29 - Defesa com os punhos cruzados, desce o braço fazendo com que o cotovelo dele fique na posição do golpe 12 de pulso de branca, bate com o cotovelo no do oponente fazendo cair de peito no chão, levanta-o entra no balão colocando o braço por baixo da axila dele e ajoelhando com a perna direita, derruba-o ( no judo o balão chama-se ipon seoi nague).

30 - Entra em conjunto: defesa com a mão direita, segurando no punho (dedo polegar, ponta do marge), pé direito à frente, e em seguida o pé esquerdo passa , por trás do direito e ajoelha, fazendo com que o oponente passe por cima de nós.

31 - Defesa com o braço esquerdo para a esquerda levando o braço a frente da barriga dele, com o pé direito a direita, dá outro passo de esquerda, posicionando-o no meio do das pernas do  oponente, segura o pulso dele com a mão direita e com a esquerda na canela esquerda do oponente, passando o braço direito dele entre o nosso ombro e pescoço fazendo com que ele caia em queda seca.

 

32 - Aplica o golpe anterior, segurando o braço direito dele com as duas mãos, aplica balão.

 

33 - Defesa lateral com o braço esquerdo e segura no punho dele, entra o pé direito no meio das pernas dele e ajoelha colocando a mão direita na parte interna da coxa dele puxa a mão direita sobre as nossas costas e levanta meia direita jogando-o por cima de nós. (no judo chama-se Kata guruma)

 

34 - Entra com o pé esquerdo à frente, defesa com a mão esquerda para dentro do oponente, corta a rim com a mão direita em cutelada e aplica o soco com a mão esquerda em cima do mesmo rim.

35 - Adianta-se ao soco, chutando com a faca do pé na axila do oponente.

 

36 - Defesa lateral com o braço esquerdo, segurando no pulso do oponente, segura também com a mão direita no decote do kimono (próximo a gola), entrando com o pé direito e batendo com o pé esquerdo no pé direito do oponente (tudo em conjunto), puxa o braço, gola e bate no pé  (no judo chama-se de De-ashi-barai).

 

 

Dois segurando um em cada pulso.

01 - Abra totalmente uma das mãos, leva em direção ao saco escrotal do oponente, arranca-o e volta com soco das costas da mão no rosto do outro.

02 - Segura um pulso por dentro, e o outro fora, chuta com a faca do pé no segundo e entra no golpe 23 de pulso, sem apoiar o pé do chute no chão.

03 - Segura e chuta igual o golpe anterior, entra com o pé que chutou na frente do oponente, entra também o outro pé por dentro, aplicar o golpe 14, de pulso de branca.

04 - Segura os dois por fora, chuta um e aplica o golpe 11 de pulso no outro.

05 - Igual ao golpe anterior, aplica o 16 de pulso de branca.

06 - Segura os dois por fora, chuta um e aplica o golpe 15 de soco especial de preta no outro.

07 - Leva as duas mãos abertas à frente dando um passo até tocar os dedos, segura os pulsos com o perfil de mão (J) dá outro passo à frente com o mesmo pé, obrigando os oponentes a girarem em queda.

08 - Segura os dois pulsos por fora, salta chutando com as pontas dos dedos nas axilas.

09 - Segura um pulso por dentro outro por fora, sai para o lado girando o corpo e trançando os braços deles, fazendo-os baterem costa com costa, gira os braços aplicando o golpe 20 de pulso, fazendo com que caiam um sobre o outro.

 

10 - Segura os pulsos por dentro gira o corpo aplicando o golpe 20 em um colocando o cotovelo na articulação do cotovelo do outro, força para baixo, fazendo-os caírem um sobre outro.

11 - Segura os pulsos por fora, puxa-os para baixo da nossa axila, e bata com o cotovelo nos cotovelos deles.

12 - Segura nos pulsos por fora, chuta um no rosto, outro com a faca do pé no estômago.

13 - Segura por fora dos pulsos, chuta com as facas dos pés nos joelhos ou nas axilas.

14 - Segura um por dentro outro por fora, chuta o segundo e aplica todos os golpes de projeções.

segurando: NOS pulsoS, Posição elevada

01 - Segura o pulso por baixo e força em 16 com a cana do braço.

02 - Pega o outro pulso e aplica golpe 23.

03 - Entra pé esquerdo, pé direito, eleva o braço direito, descendo-o pelo pescoço no lado direito nosso desmonta coluna do oponente.

04 - Girar os pulsos e aplicar o golpe 14.

 

Dois segurando: um em cada pulso, outro gravata atrás

01 - Aplica o golpe de defesa de gravata atrás, protegendo a garganta com o maxilar, joga-o por cima, aplica todos os golpes da posição 4 de golpes anterior.

 

02 - Segura um pulso por dentro, e outro por fora, sai para o lado, travando o braço com o maxilar, girar o corpo e tranca os três braços entre si, girando o corpo aplica o golpe 20, fazendo com que os três caiam um sobre os outros.

 

DOIS SEGURANDO: UM EM CADA PULSO, OUTRO GRAVATA ATRÁS, OUTRO ATACA SOCO

(Aplica-se todos os golpes da posição anterior defendendo antes o soco).

DOIS SEGURANDO: UM EM CADA BRAÇO

01 - Força para cima joga braços para baixo e vai segurar som os dedos indicadores e médios nos olhos por sobre a cabeça, puxa-os para trás.

02 - Força os braços para cima, joga-os para baixo indo colocá-los nos ombros dos oponentes, dá um giro no corpo por cima de si, colocando as pernas atrás das pernas deles, derrubando-os.

03 - Força os braços, indo colocá-los nas costas dos oponentes, faça os baterem-se peito e peito, coloca uma das pernas atrás das pernas deles e derruba-os no golpe 10.

04 - Força o braço para cima, gira os braços e unidos leva-os em direção ao solo, caindo junto, segura no cabelo, e aplica o braço americano.

05 - Força para cima levar os braços nas costas deles, aplica um golpe de projeção em cada um, jogando-os uns sobre os outros.

GOLPE ESPECIAL NO MEIO DE MANGA ATRÁS

01 - A pessoa segura firme forçar à frente, colocando o pé à frente e ajoelha de repente, colocando o maxilar no tórax e projetando os cotovelos, ele passará por sobre o nosso corpo.

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (PEGADA)

OBS. Quando a pessoa segurar e nós estivermos do lado de fora, bate com dedo médio em martelinho nas costas da mão dele.

01 - Segura por sobre o pulso, torce pelo lado, quebrando-o.

02 - Entrar o golpe 14 de pulso de branca entrar no meio protegendo a autoridade.

03 - Entrar o golpe 16 de pulso de branca, entrar no meio protegendo a autoridade.

OBS. Quando estivermos pelo lado de dentro.

04 - Entrar soco na barriga, coloca a faca da mão no bíceps e segura no pulso, colocando ainda a perna para trás dele e derruba- o.

05 - Entrar soco na barriga, entramos protegendo entre a autoridade, a aplicar o golpe especial de cabelo (golpe 23 especial).

 

 

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (DEFESA DE SOCO)

(OBS. Uma pessoa a frente parada soco pela frente)

01 - Defesa para lado, aplica os golpes 14 e 16, antes que acerte a autoridade.

02 - Defesa para o lado, aplica chave no pescoço.

03 - Chute com faca do pé, antes do soco chegar. (35 especial de soco)

04 - Mão esquerda defende soco para dentro, direita de dentro para fora encaixa e aplica 3 e 4 de golpe de soco especial.

05 - Defesa com braço esquerdo para fora, quando você estiver do lado direito da autoridade, aplica golpes 9 e 10 de branca.

 

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (DEFESA DE FACA)

OBS: Podemos fazer os mesmos golpes da posição 10 anterior, só com cuidado na defesa.

CONTRA JUDO ESPECIAL

01 - Deixa o polegar direito esticado, bate-o na garganta do oponente e puxa a outra mão torcendo-o para o solo.

02 - Aplica o golpe anterior e fazemos todos os golpes de projeção.

PANCADAS SECAS COM O DANG BONG (ATAQUE LIVRE)

01 - Sobre a cabeça  02 - Têmporas (dois lados)   03 - Pescoço (dois lados)    04 - Clavícula (dois lados)   05 - Cotovelos (dois lados)  06 - Costas das mãos (dois lados)

07 – Garganta     08 – Coração   09 – Estômago  10 - Saco escrotal        11 – Joelhos

KATA COM O DANG BONG

OBS: Começa com furada à frente, termina furando no lado contrário ao que começou.

01 - Entrar ponta do Dang Bong na garganta;

02 - Para baixo, faz um circulo e corta para o lado;

03 - Giro de 360º e corta de baixo para cima saco escrotal;

04 - Continua o giro de cima para baixo cortando o pescoço;

05 - Bater garganta para frente;

06 - Cortar pescoço;

07 - Bater com a ponta menor do Dang Bong no estômago;

08 - Girar o corpo com mais um passo, para frente bate garganta;

09 - Girar o corpo com mais um passo, corta pescoço;

10 - Giro de 360º e bate na garganta de lado com a parte maior do Dang Bong;

11 - Passo à frente fura garganta.

Defesa de pulso com Dang Bong

01 - Aplicamos o golpe 16 de pulso com a ponta menor do Dang Bong.

02 - Aplicar o golpe 21 de pulso com o Dang Bong deslizando pelo pulso.

03 - Aplicar o golpe 3 de pulso, troca o Dang Bong de mão.

04 - Aplicar o golpe 4 de pulso, troca o Dang Bong de mão.

05 – Aplicar o golpe 5 de pulso com a ponta Dang Bong.

06 - Aplicar o golpe 7 de pulso, batendo com a ponta do Dang Bong no estômago.

07 - Aplicar o golpe 16 de pulso, 1 de Dang Bong, entra com a mão do Dang Bong das costas, segura a outra mão e aplica balão.

08 - Abre o braço para o lado, e passamos por entre o braço e corpo dele, na passagem, bate com a ponta do Dang Bong (parte menor), no peito dele passando e encaixando o braço por entre o braço do oponente, indo colocar o Dang Bong com a parte menor no tríceps. Segura pelo cabelo com a outra mão.

09 - Gira o pulso para fora, fazendo com que o Dang Bong fique por cima no punho do oponente, coloca os dedos por cima do Dang Bong e os polegares por baixo, do mesmo punho, aperta o Dang Bong contra o punho.

10 - Entrar pé direito no meio das pernas dele tirando o pulso colocando o Dang Bong na canela, puxa o braço colocando nas nossas costas, aplica balão (queda seca).

11 - Segura o Dang Bong com a mão direita, colocando a parte menor atrás do pescoço e a mão esquerda na costela, gira o corpo e aplica o golpe 12 de soco especial.

 

                                               GUILHERME DE JESUS CAUZIN

                                                            MESTRE GERAL

GOLPES ESPECIAIS PARA FAIXA PRETA 1º DAN

 

CONTRA GOLPES PARA OS GOLPES DE PULSO

(PARA O GOLPE CORRESPONDENTE)

 

01 – Entrar com o pé direito, passando o pé esquerdo por trás do direito, segurando com a mão direita:

a) por baixo do braço no bíceps e a outra mão no punho, ajoelha com perna esquerda puxando derrubando-o contra nossa perna (quebra a coluna).

b) no pulso do oponente, puxe, derrubando de costas.

02 - Na entrada do golpe:

a) bate com o calcanhar da mão no tríceps.

 b) entra com pé direito, passando com o pé esquerdo por trás do mesmo encaixando seu antebraço direito no braço que ele está batendo, ficando costa a costa, puxa-o por cima de nossa cabeça, caindo à frente.

03 - Trava o pulso com a mão esquerda, segura com a outra mão no mesmo pulso e quebra para o lado.

04 - Trava o braço com nosso antebraço, aplica defesa de3 e 4 de soco especial.

05 - Sai com pé esquerdo para o lado, aplica o golpe 15 de soco especial.

06 - Sai com pé esquerdo para o lado e aplica golpe 16 de soco especial.

07- Girar o corpo puxando o pé direito para o lado e:

 a) Acertar cotovelada nas costas do oponente,

b) segura o pulso dele por cima com a outra mão, puxá-la para a nossa faixa, fazer-lo girar em torno a nossa volta.

08 – Travar a cotovelada com uma pancada com o calcanhar da mão direita sobre o tríceps, colocar as duas mãos nas costas dele e empurrar.

09 - Quando ele entrar a joelhada:

a) fazer a defesa com a mão direita na parte interna da coxa dele, entrar com a perna esquerda na articulação do joelho direito dele e derrubá-lo de costas no chão.

b) fazer a defesa com a mão direita na parte interna da coxa dele, entrar com a perna direita na frente do joelho direito dele e aplicar golpe de projeção, cairá em queda seca.

10 – Adianta-se ao golpe, colocando a perna esquerda atrás das duas pernas dele deslocando.

11 - Ao inicio do golpe, largar a mão dele e segurarmos na mão esquerda dele com a nossa esquerda, aplicamos:

a) o golpe 14 de pulso de faixa branca, 

b) o término do golpe, 12 de pulso de faixa branca, ou  

c) bate com cutelada na parte interna do braço esquerdo dele e aplica o golpe 23 de pulso de faixa branca.

12 - Tira o polegar para não quebrar, eleva o ombro, enrijecendo o braço, segura nas pontas dos dedos dele quebra e torce, aplicando os golpes de pulso de faixa branca,  14 e término do próprio golpe 12.

13 - Cair deitado ao solo, segurando com a mão direita por dentro da perna esquerda dele, puxá-lo pela articulação do joelho, fazendo-o passar por cima de nós, caindo de peito ao chão, aplicar chave na perna.

14- Trava o cotovelo dele com o nosso:

 a) puxa o nosso pulso e aplica cutelada de direita no pescoço.

 b) bate com o nosso cotovelo no músculo do peito dele.

 c) segura o ponto IG4 e aplica golpes 14 e 16 de pulso, na mão direita dele.

15- Enrijece o braço, segura o ponto IG4 aplicamos: 14 e 16 de pulso.

 17- Aplicar 14 ou saltar para trás do oponente e dar gravata no pescoço.

18 - Idem ao término do golpe 14 de pulso de branca.

19 – Idem ao término do golpe 12 de pulso de branca.

  20 - Adianta-se ao golpe, entra com o pé esquerdo e contra golpeia com o próprio golpe 20.

 21 - Continua o giro no pulso colocando a nossa mão esquerda por sobre as costas da mão dele e quebra para o lado.

22- Trava a cotovelada com a parte mais forte da nossa mão e aplica  condução de preso.

 23 - Quando o nosso braço estiver chegando atrás das costas, força-o para frente, colocando a mão direita por baixo do pulso dele, levando-o para o chão ou torce o braço para frente, deslocando o ombro ou mesma defesa do golpe 23 de pulso.

 24 - Idem ao 16, anterior.

 25 - Aplica-se os contra golpe do 21 ou salta para trás do oponente e puxa o maxilar para o lado com o nosso polegar e o outro braço para o lado.

26 - Trava a cotovelada com soco no tríceps, empurrá-lo à frente.

 27 –  a) Gira o corpo, acertando cotovelada nas costas do oponente

 b)  segura o pulso dele, puxa-o para a nossa faixa e faça-o girar em torno a nossa volta.

28 -  senta, antes que encaixe o braço, passa rasteira com o pé esquerdo na perna.

29 - coloca a mão esquerda no tórax dele, perna esquerda vai para trás das pernas dele, fazendo uma cama de gato e empurra-o caindo de costas ao solo.

30 - Segura no kimono dele, puxa juntamente fazendo queda seca ou continua com o giro e aplica um balão.

31 - Na entrada do golpe, segura a mão dele e aplica o golpe 23 depulso.

 

GOLPES PARA O PULSO DIREITO

 

(fazer o movimento de giro de pulso, utilizando a força do oponente, usando a dança do HAPKIDO no movimento das pernas, elevando o dedo indicador em riste para frente ou para o lado, colocando a perna esquerda ou direita apara o lado)

01 – Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra, indo colocar o dedo médio no músculo Radial, encostando a  parte frontal dos dedos no nosso peito. Em um movimento em conjunto, puxar o músculo e a mão do oponente, torção com dor intensa.

02 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4, da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra, elevar o dedo indicador para cima e descer em direção ao seu pé direito, encaixando o punho dele na nossa axila, forçar para baixo, deslocando mão do punho (foguetinho).

03 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra que vai agarrar no punho dele, encostando a mão dele no nosso peito, em movimento em conjunto, torcer como de fosse apertar duas roscas.

04 -  Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, puxar a mão, tirando a outra que vai agarrar nas costas da nossa mão por baixo do braço dele em cima da nossa mão, torcer para baixo, deslocando-a.

05 - Segura com a mão esquerda no ponto IG4 da mão esquerda do oponente, encaixar a cana do braço direito sobre o tríceps, forçar para baixo girando a cana do braço.

06 – Segurar na parte interna do pulso do oponente com a mesma mão, entrar o pé direito à nossa direita, girar o pulso para fora, colocando o pé esquerdo por trás de nós num giro de corpo, ajoelhando de esquerda puxando o pulso, fazendo o oponente cair de costas no chão.

07 – Entrar à nossa direita com o pé direito, elevar o braço do oponente, entrar com o pé esquerdo passando por baixo do braço dele e na passagem, bater com o cotovelo no músculo do peito, encaixar a mão direita na articulação do cotovelo e o punho dele fica próximo a articulação do nosso, levar a faca da mão direita para a articulação do ombro, aplicando gravata no pescoço com a outra mão.

08 – Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, esticar o braço dele e empurrar para trás, levantando-o e fazendo-o cair de costas.

09 - Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, girar para baixo, esticar o braço dele e derrubar  de peito no chão.

10 - Puxar a mão para cima, segurando com a mão esquerda na parte de trás da mão dele no punho, girar a sua mão, fazendo-a ficar com o calcanhar da mão nas pontas dos dedos da mão dele, esticar o braço dele, puxar para trás e no deslocamento do oponente, bater com a mão esquerda na canela, fazendo-o cair em queda seca.

11 – No movimento, segurar com a mão esquerda nas costas da mão dele por baixo e em um giro com a outra mão, colocar a palma a palma dando um passo com o pé esquerdo por trás do direito, trocar o passo num giro rápido, continuando o giro de pulso, encaixar a mão para uma torção lateral, invertendo as mãos, quebra o pulso para o lado.

12 – Entra com o pé direito à frente, coloca a mão esquerda pelo mesmo lado, no pescoço e a mão direita na altura do baço, girar a perna esquerda por trás, puxar a mão esquerda e empurrar a direita, fazendo o oponente cair em queda seca.

13 – Abaixar a mão segurada, segurar com a mão esquerda na parte interna da mão do oponente, girar a outra mão de forma que a faca da mão fique na articulação do pulso, forçar para baixo e aplicar golpe de projeção pela cintura com a mão direita.

14 – Entrar o pé direito para a direita, girando o punho por fora, indo segurar na faca da mão do oponente, passar por baixo do braço dele, levar a mão, próxima ao seu rosto, forçar em torção para baixo, fazendo-o sentar-se, levante-o, leve-o para trás, dê dois passos à frente com o pé esquerdo, jogue-o contra algum obstáculo.

15 – Girar a mão por fora, colocando a mão em cima da mão dele, levá-la até o peito do oponente, pisar com o pé direito em cima do pé direito dele e empurrar, deslocando-o para trás, perna fica travada.

16 - Entrar à direita com o pé direito, elevar o braço do oponente, entrar com o pé esquerdo passando por baixo do braço dele, ficando encaixado com uma forquilha da mão direita no pulso, colocar a mão esquerda atrás do pescoço dele, em conjunto, puxar o pescoço e empurrar a forquilha da mão à frente, fazendo-o cair em queda seca.

17 – Eleva o dedo indicador para frente, dar um passo de esquerda por trás de nós mesmos, descer o braço dele, girando o pulso, segurando na faca da mão dele com as duas mãos, entrar com o pé direito, passando por baixo do braço segurado. Levar a mão dele de encontro ao próprio rosto, torcer o pulso para baixo, fazendo-o sentar-se, levantá-lo, dar um passo para trás com o pé direito, tirando a mão esquerda, levar ele também para trás, dar três passos pequenos à frente somente com o pé esquerdo e lançar o indivíduo contra um obstáculo. 

 

DEFESA SEGURANDO NO PULSO ESQUERDO

(GOLPES ESPECIAIS PARA O PULSO)

 

01 – Abaixar a mão segurada, tirando-a, segurar com a mão esquerda por baixo da mão dele no polegar, trazendo-a para a nossa faixa, segurando com a outra mão por cima.  Dar um passo com o pé direito para o lado esquerdo por trás do corpo, fazendo uma alavanca no cotovelo dele com a nossa lateral, fazer com que gire em torno de nós, fazer novamente um giro de corpo ao contrário, segurar a mão dele e torcer ao lado, fazendo-o cair em queda seca

02 - Abaixar a mão segurada, tirando-a, segurar com a mão esquerda por baixo da mão dele no polegar, passar a outra mão por baixo, indo segurar com os quatro dedos no nosso polegar, com a lateral do nosso cotovelo, bater contra o cotovelo dele, fazendo-o cair de frente no solo, entrar com o pé direito à frente, encaixar o braço direito por baixo do braço dele e levantá-lo, encaixar a perna esquerda à frente também, entrar o quadril e aplicar um golpe de projeção.

03 – Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por baixo, na articulação do cotovelo direito dele e puxar, fazendo-o ficar de costas para nós, colocar os dedos médios no EXTERNOMASTEODEO, e puxar para trás, derrubando-o de costas no chão, salta apara frente girando o corpo e volta com chute com a faca do pé em cima dele.

04 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por baixo, na articulação do cotovelo direito dele e puxar, fazendo-o ficar de costas para nós, colocar os dedos médios na garganta e puxar para trás, derrubando-o de costas no chão, salta apara frente girando o corpo e volta com chute com a faca do pé em cima dele.

05 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por cima na articulação do cotovelo direito dele e o dedo médio da mão esquerda no músculo ao lado esquerdo do pescoço do oponente, puxar, fazendo-o girar em torno de nós até chegar à altura do nosso ombro direito, colocar o braço direito no pescoço na parte da frente, colocar os dedos: médio e o indicador na musculatura ao lado da coluna vertebral na altura do meio das costas, forçar braço e dedos, fazendo-o tirar as pernas do chão e cair de costas.

06 - Puxar a palma da nossa mão como se fossemos olhá-la, colocar o dedo médio por cima na articulação do cotovelo direito dele e o dedo médio da mão esquerda no músculo ao lado esquerdo do pescoço do oponente, puxar, fazendo-o girar em torno de nós até chegar à altura do nosso ombro direito, segurar pelo cabelo na lateral próxima a orelha e colocar a mão direita na ponta do maxilar, girar o corpo do contrário dando um passo para trás com o pé esquerdo, quebra o pescoço.

 

DEFESA SEGURANDO NOS DOIS PUNHOS (POSIÇÃO INVERTIDA)

 

01 – Entrar com o pé esquerdo para o lado leva o braço direito para o ombro esquerdo do oponente, forçar para baixo e para trás, derrubando-o de costas.

02 – Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de cima da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique segurando no ponto IG4, sai com o pé direito para o lado, soltar a mão que estava segurada, indo agarrar por cima do braço no pulso dele, encaixar o braço dele na nossa axila, fazer a posição do cavalo com as pernas, forçar o braço dele para baixo.

 03 – Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de dentro da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique dentro da mão dele, segurando no polegar, entrar com o pé esquerdo para frente, colocando a cana do braço na articulação do pulso dele, forçar o braço dele para baixo.

04 - Abaixar a mão esquerda, segurar com a mão direita pelo lado de dentro da mão direita do oponente, de forma que a nossa ponta dos dedos fique dentro da mão dele, segurando no polegar, entrar com o pé esquerdo para frente, tirar a mão segurada e pegar na faca da mesma, entrar com o pé direito por baixo do braço dele, levando a mão dele para o próprio rosto, numa torção, fazer-lo sentar, levante-o, dar um passo para trás, levando-o, dar três passos à frente somente com o pé esquerdo e lançá-lo contra algum obstáculo.

05 – Segura no pulso direito com a mão esquerda e a outra mão vai segurar na faixa pelo lado da barriga, entra o pé direito e aplica um golpe de projeção.

06 - Segura no pulso direito com a mão esquerda e a outra mão gira o pulso, levando o braço dele por baixo do braço direito de forma que fique embaixo do tríceps e cruzados, entra pé direito e esquerdo, encaixar o braço dele em cima do nosso ombro direito, flexionar as pernas, segura-lo somente pelo braço direito e aplicar um golpe de projeção.     07 – Girar a mão esquerda, segurando por dentro do pulso dele e a outra mão também segura no pulso que girou, entra com o pé direito pela frente dele, girar o corpo passando por baixo do braço dele, ajoelhar no chão com a esquerda, torcendo-lhe todo braço.

 

Defesa de soco especial (36)

(a defesa deve estar sempre em posição de combate)

01 - Entra em conjunto: defesa com a mão direita da esquerda para a direita no punho e com a mão esquerda na articulação do cotovelo da direita para esquerda, puxando o braço para nós,  bate com a mão aberta no rosto e maxilar.

02 - Repete a entrada do golpe anterior batendo com a mão aberta na costela.

03 - Entra em conjunto: entra com o pé direito a frente, tira o rosto do soco para o lado esquerdo colocando o antebraço na articulação do cotovelo dele, fazendo com que os braços fiquem laçados, força para baixo derrubando-o ao solo.

04 - Bate com a mão esquerda e segura a mão dele nas costas da mesma, chutando com a ponta do pé direito na barriga, aplica golpe anterior.

05 - Defesa para cima com as partes mais fortes da mão, puxar prá baixo e chutar com pontas de deedos na costela flutuante.

06 - Puxa o pé direito para o lado, defesa com o braço esquerdo esticando girando-o indo colocar  a faca da mão na articulação do ombro, derrubando-o ao chão e depois levanta-o pelo cabelo

07 - Pé esquerdo a frente, defesa alta com o braço esquerdo, girando o braço para trás das costas dele, indo bater na articulação do joelho e com a mão direita aberta bate no tórax, derruba ndo-o de costas no chão.

  

08 - Puxa o pé direito para o lado, defesa com a mão direita puxando o oponente e batendo com a parte mais forte da mão na nuca.

09 –  Puxar o pé direito para o lado, defesa com a mão direita no pulso puxando e a esquerda com o dedo médio no músculo do pescoço dando outro passo para trás com o pé esquerdo segurando com a mão esquerda no cabelo e a direita na lateral do maxilar, torce quebrando o pescoço.

 

  

10 - Entrar pé direito a direita do oponente, defendendo com o braço direito passando da esquerda para direita, batendo com a mão esquerda em jota na nuca, girando e batendo com uma cutelada na nuca de direita.

11 - Bater com a mão esquerda no soco e mão direita soco na costela, gira o corpo batendo com as costas da mão esquerda no fígado e a direita no queixo

    

12 - Defesa de soco, batendo com a mão esquerda para dentro e soco de direita na costela e com a própria direita vai segurar no pescoço colocando a mão esquerda sob a costela flutuante, puxa o pé direito para trás e lado, fazendo o adversário cair em queda seca.

     

13 - Em conjunto: entra pé esquerdo, defesa com o braço esquerdo para o mesmo lado, bate ao mesmo tempo com a mão aberta esquerda no maxilar e a direita soco no estômago.

14 - Defesa de soco com um tapa de gato com a mão direita no soco do oponente, volta rapidamente com as costas da mão direita no queixo, gira o corpo para a direita aplicando rapidamente soco de esquerda e novamente direita e esquerda.

15 - Defesa com a mão esquerda, segurando no pulso e saindo para o lado com m pé direito, aplicando cotovelada nas costas com o braço direito, para afrente após o esquerdo (este giro no ar) segura com as duas mãos na mão do oponente e faça-o cair em queda seca.

  

16 - Defesa igual ao golpe anterior, aplica cotovelada de direita na nuca, volta com giro igual ao golpe anterior, colocando o cotovelo direito na articulação do braço direito dele, força-o para baixo, indo colocar a palma da nossa mão direita no peito dele, derrubando-o.

17 - Defesa em cima com os punhos cruzados, chata coma ponta do pé no estômago, gira o braço para nossa direita passando por baixo do braço dele segurando a faca da mão colocando atrás das costas do oponente, empurra o cotovelo dele para cima, bate com o nosso cotovelo no meio da coluna dele ( na 8ª vértebra ).

18 - Defesa igual o golpe anterior, bate com a parte interna do pé direito na canela, passando por entre o braço dando um tranco no braço para baixo, indo colocar-se atrás dele, puxa o oponente colocando os dedos médios nos esternomastoideu, derrubando-o de costas no chão, gira o corpo indo colocar-se à frente dele e quando ele levantar chuta-o no peito com a faca do pé.

19 - Repete o golpe anterior, puxando o oponente para trás com os dedos médios na garganta.

20 - Defesa lateral com o braço esquerdo, entrando com o pé direito a nossa direita, segura a mão dele com a nossa mão direita, passando por entre o braço, segurando com a mão esquerda no cotovelo dele, na passagem bate com a perna na canela dele (tudo em conjunto), e empurra o cotovelo dele, fazendo-o cair no solo com o braço esticado.

21 - Em conjunto: entra pé direito a direita, batendo com cutelada da mão direita no bíceps e outra no antebraço (juntas), dá um passo pequeno à frente, aplica cotovelada de direita próximo ao músculo da axila.

22 - Aplica defesa do golpe anterior, gira o corpo e bate com o cotovelo esquerdo no lado do rosto (têmpora).

23 - Defesa de soco, travando com a mão direita na articulação do cotovelo direito dele, bate com o cotovelo no maxilar dele.

24 - Aplica o golpe n.º 8 anterior, em vez de bater, colocar a mão no pescoço e empurrar o oponente contra um obstáculo, aproveitando a velocidade do oponente.

25 - Entra da do golpe anterior, quando o oponente chegar no alinhamento do nosso ombro direito, passa o braço direito pelo pescoço dele (garganta), e os dedo médio e polegar da mão esquerda nos músculos laterais da coluna força-o, fazendo com que ele saia do chão e caia de costas.

 

26 - Em conjunto: sai para direita com o pé direito, defesa lateral com a mão esquerda, coloca a mão direita atrás do pescoço dele, dá outro passo para o lado com o pé esquerdo ajoelhando com esta e puxando o oponente , forçando com o dedo médio no músculo do pescoço, fazendo o oponente cair em queda seca.

 

27 - Aplicar golpe anterior,  aplicando sem segurar no pulso somente pela nuca.

 

28 - Puxa o pé direito para o lado, segura o pulso dele com as suas duas mãos puxando-o, quando ele passar por nós, torcer o pulso ao contrário fazendo-o cair em queda seca.

29 - Defesa com os punhos cruzados, desce o braço fazendo com que o cotovelo dele fique na posição do golpe 12 de pulso de branca, bate com o cotovelo no do oponente fazendo cair de peito no chão, levanta-o entra no balão colocando o braço por baixo da axila dele e ajoelhando com a perna direita, derruba-o ( no judo o balão chama-se ipon seoi nague).

30 - Entra em conjunto: defesa com a mão direita, segurando no punho (dedo polegar, ponta do marge), pé direito à frente, e em seguida o pé esquerdo passa , por trás do direito e ajoelha, fazendo com que o oponente passe por cima de nós.

31 - Defesa com o braço esquerdo para a esquerda levando o braço a frente da barriga dele, com o pé direito a direita, dá outro passo de esquerda, posicionando-o no meio do das pernas do  oponente, segura o pulso dele com a mão direita e com a esquerda na canela esquerda do oponente, passando o braço direito dele entre o nosso ombro e pescoço fazendo com que ele caia em queda seca.

 

32 - Aplica o golpe anterior, segurando o braço direito dele com as duas mãos, aplica balão.

 

33 - Defesa lateral com o braço esquerdo e segura no punho dele, entra o pé direito no meio das pernas dele e ajoelha colocando a mão direita na parte interna da coxa dele puxa a mão direita sobre as nossas costas e levanta meia direita jogando-o por cima de nós. (no judo chama-se Kata guruma)

 

34 - Entra com o pé esquerdo à frente, defesa com a mão esquerda para dentro do oponente, corta a rim com a mão direita em cutelada e aplica o soco com a mão esquerda em cima do mesmo rim.

35 - Adianta-se ao soco, chutando com a faca do pé na axila do oponente.

 

36 - Defesa lateral com o braço esquerdo, segurando no pulso do oponente, segura também com a mão direita no decote do kimono (próximo a gola), entrando com o pé direito e batendo com o pé esquerdo no pé direito do oponente (tudo em conjunto), puxa o braço, gola e bate no pé  (no judo chama-se de De-ashi-barai).

 

 

Dois segurando um em cada pulso.

01 - Abra totalmente uma das mãos, leva em direção ao saco escrotal do oponente, arranca-o e volta com soco das costas da mão no rosto do outro.

02 - Segura um pulso por dentro, e o outro fora, chuta com a faca do pé no segundo e entra no golpe 23 de pulso, sem apoiar o pé do chute no chão.

03 - Segura e chuta igual o golpe anterior, entra com o pé que chutou na frente do oponente, entra também o outro pé por dentro, aplicar o golpe 14, de pulso de branca.

04 - Segura os dois por fora, chuta um e aplica o golpe 11 de pulso no outro.

05 - Igual ao golpe anterior, aplica o 16 de pulso de branca.

06 - Segura os dois por fora, chuta um e aplica o golpe 15 de soco especial de preta no outro.

07 - Leva as duas mãos abertas à frente dando um passo até tocar os dedos, segura os pulsos com o perfil de mão (J) dá outro passo à frente com o mesmo pé, obrigando os oponentes a girarem em queda.

08 - Segura os dois pulsos por fora, salta chutando com as pontas dos dedos nas axilas.

09 - Segura um pulso por dentro outro por fora, sai para o lado girando o corpo e trançando os braços deles, fazendo-os baterem costa com costa, gira os braços aplicando o golpe 20 de pulso, fazendo com que caiam um sobre o outro.

 

10 - Segura os pulsos por dentro gira o corpo aplicando o golpe 20 em um colocando o cotovelo na articulação do cotovelo do outro, força para baixo, fazendo-os caírem um sobre outro.

11 - Segura os pulsos por fora, puxa-os para baixo da nossa axila, e bata com o cotovelo nos cotovelos deles.

12 - Segura nos pulsos por fora, chuta um no rosto, outro com a faca do pé no estômago.

13 - Segura por fora dos pulsos, chuta com as facas dos pés nos joelhos ou nas axilas.

14 - Segura um por dentro outro por fora, chuta o segundo e aplica todos os golpes de projeções.

segurando: NOS pulsoS, Posição elevada

01 - Segura o pulso por baixo e força em 16 com a cana do braço.

02 - Pega o outro pulso e aplica golpe 23.

03 - Entra pé esquerdo, pé direito, eleva o braço direito, descendo-o pelo pescoço no lado direito nosso desmonta coluna do oponente.

04 - Girar os pulsos e aplicar o golpe 14.

 

Dois segurando: um em cada pulso, outro gravata atrás

01 - Aplica o golpe de defesa de gravata atrás, protegendo a garganta com o maxilar, joga-o por cima, aplica todos os golpes da posição 4 de golpes anterior.

 

02 - Segura um pulso por dentro, e outro por fora, sai para o lado, travando o braço com o maxilar, girar o corpo e tranca os três braços entre si, girando o corpo aplica o golpe 20, fazendo com que os três caiam um sobre os outros.

 

DOIS SEGURANDO: UM EM CADA PULSO, OUTRO GRAVATA ATRÁS, OUTRO ATACA SOCO

(Aplica-se todos os golpes da posição anterior defendendo antes o soco).

DOIS SEGURANDO: UM EM CADA BRAÇO

01 - Força para cima joga braços para baixo e vai segurar som os dedos indicadores e médios nos olhos por sobre a cabeça, puxa-os para trás.

02 - Força os braços para cima, joga-os para baixo indo colocá-los nos ombros dos oponentes, dá um giro no corpo por cima de si, colocando as pernas atrás das pernas deles, derrubando-os.

03 - Força os braços, indo colocá-los nas costas dos oponentes, faça os baterem-se peito e peito, coloca uma das pernas atrás das pernas deles e derruba-os no golpe 10.

04 - Força o braço para cima, gira os braços e unidos leva-os em direção ao solo, caindo junto, segura no cabelo, e aplica o braço americano.

05 - Força para cima levar os braços nas costas deles, aplica um golpe de projeção em cada um, jogando-os uns sobre os outros.

GOLPE ESPECIAL NO MEIO DE MANGA ATRÁS

01 - A pessoa segura firme forçar à frente, colocando o pé à frente e ajoelha de repente, colocando o maxilar no tórax e projetando os cotovelos, ele passará por sobre o nosso corpo.

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (PEGADA)

OBS. Quando a pessoa segurar e nós estivermos do lado de fora, bate com dedo médio em martelinho nas costas da mão dele.

01 - Segura por sobre o pulso, torce pelo lado, quebrando-o.

02 - Entrar o golpe 14 de pulso de branca entrar no meio protegendo a autoridade.

03 - Entrar o golpe 16 de pulso de branca, entrar no meio protegendo a autoridade.

OBS. Quando estivermos pelo lado de dentro.

04 - Entrar soco na barriga, coloca a faca da mão no bíceps e segura no pulso, colocando ainda a perna para trás dele e derruba- o.

05 - Entrar soco na barriga, entramos protegendo entre a autoridade, a aplicar o golpe especial de cabelo (golpe 23 especial).

 

 

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (DEFESA DE SOCO)

(OBS. Uma pessoa a frente parada soco pela frente)

01 - Defesa para lado, aplica os golpes 14 e 16, antes que acerte a autoridade.

02 - Defesa para o lado, aplica chave no pescoço.

03 - Chute com faca do pé, antes do soco chegar. (35 especial de soco)

04 - Mão esquerda defende soco para dentro, direita de dentro para fora encaixa e aplica 3 e 4 de golpe de soco especial.

05 - Defesa com braço esquerdo para fora, quando você estiver do lado direito da autoridade, aplica golpes 9 e 10 de branca.

 

SEGURANÇA DE AUTORIDADE (DEFESA DE FACA)

OBS: Podemos fazer os mesmos golpes da posição 10 anterior, só com cuidado na defesa.

CONTRA JUDO ESPECIAL

01 - Deixa o polegar direito esticado, bate-o na garganta do oponente e puxa a outra mão torcendo-o para o solo.

02 - Aplica o golpe anterior e fazemos todos os golpes de projeção.

PANCADAS SECAS COM O DANG BONG (ATAQUE LIVRE)

01 - Sobre a cabeça  02 - Têmporas (dois lados)   03 - Pescoço (dois lados)    04 - Clavícula (dois lados)   05 - Cotovelos (dois lados)  06 - Costas das mãos (dois lados)

07 – Garganta     08 – Coração   09 – Estômago  10 - Saco escrotal        11 – Joelhos

KATA COM O DANG BONG

OBS: Começa com furada à frente, termina furando no lado que começou.

01 - Entrar ponta do Dang Bong na garganta;

02 - Para baixo, faz um circulo e corta para o lado;

03 - Giro de 360º e corta de baixo para cima saco escrotal;

04 - Continua o giro de cima para baixo cortando o pescoço;

05 - Bater garganta para frente;

06 - Cortar pescoço;

07 - Bater com a ponta menor do Dang Bong no estômago;

08 - Girar o corpo com mais um passo, para frente bate garganta;

09 - Girar o corpo com mais um passo, corta pescoço;

10 - Giro de 360º e bate na garganta de lado com a parte maior do Dang Bong;

11 - Passo à frente fura garganta.

Defesa de pulso com Dang Bong

01 - Aplicamos o golpe 16 de pulso com a ponta menor do Dang Bong.

02 - Aplicar o golpe 21 de pulso com o Dang Bong deslizando pelo pulso.

03 - Aplicar o golpe 3 de pulso, troca o Dang Bong de mão.

04 - Aplicar o golpe 4 de pulso, troca o Dang Bong de mão.

05 – Aplicar o golpe 5 de pulso com a ponta Dang Bong.

06 - Aplicar o golpe 7 de pulso, batendo com a ponta do Dang Bong no estômago.

07 - Aplicar o golpe 16 de pulso, 1 de Dang Bong, entra com a mão do Dang Bong das costas, segura a outra mão e aplica balão.

08 - Abre o braço para o lado, e passamos por entre o braço e corpo dele, na passagem, bate com a ponta do Dang Bong (parte menor), no peito dele passando e encaixando o braço por entre o braço do oponente, indo colocar o Dang Bong com a parte menor no tríceps. Segura pelo cabelo com a outra mão.

09 - Gira o pulso para fora, fazendo com que o Dang Bong fique por cima no punho do oponente, coloca os dedos por cima do Dang Bong e os polegares por baixo, do mesmo punho, aperta o Dang Bong contra o punho.

10 - Entrar pé direito no meio das pernas dele tirando o pulso colocando o Dang Bong na canela, puxa o braço colocando nas nossas costas, aplica balão (queda seca).

11 - Segura o Dang Bong com a mão direita, colocando a parte menor atrás do pescoço e a mão esquerda na costela, gira o corpo e aplica o golpe 12 de soco especial.

 

                                               GUILHERME DE JESUS CAUZIN

                                                            MESTRE GERAL